Cronograma do PIS/Pasep 2024 já foi lançado? Confira as possíveis datas! | Brazil News Informa

O PIS e o Pasep são programas muito importantes para os trabalhadores brasileiros que exercem funções remuneradas pelo regime CLT. Através deles, é possível contar com um abono salarial todo ano, garantindo renda extra em suas finanças.
Pensando nisso, hoje revelaremos as possíveis datas do PIS/Pasep de 2024 e se você se inclui nos pagamentos. Não deixe de conferir!
Semelhanças e diferenças dos programas
Primeiramente, tanto o PIS quanto o Pasep são programas de contribuição social no Brasil, porém, com diferenças fundamentais.
O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho, enquanto o Pasep é direcionado aos servidores públicos.
Ambos têm o objetivo de promover a integração e o desenvolvimento das empresas e funcionários, contribuindo para o fortalecimento do trabalhador e do setor público.
Os requisitos para receber o PIS e o Pasep incluem: estar cadastrado num dos programas há pelo menos cinco anos, ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base e ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos.
Entretanto, como vimos, uma das principais diferenças é que o PIS se destina aos trabalhadores do setor privado, e o Pasep aos servidores. Além disso, a Caixa fica responsável pelo PIS, e o Banco do Brasil pelo Pasep.
Pode-se dizer que ambos os programas oferecem benefícios aos trabalhadores, incluindo o abono salarial, que é um valor pago anualmente de acordo com as contribuições feitas ao longo do ano-base.
Tais programas visam proporcionar um suporte financeiro adicional aos profissionais, contribuindo para a melhoria de suas condições de vida. Ademais, vários trabalhadores consideram esse repasse como um 14° salário, já que pode proporcionar até um salário mínimo a mais.
De acordo com o salário mínimo atual, cada mês de atuação garante R$ 110, até que atinja os R$ 1.320 por 12 meses trabalhados.
Possíveis datas do PIS/Pasep de 2024
Portanto, sem dúvida alguma os trabalhadores brasileiros que estão ansiosos para receber os seus recursos do PIS/Pasep do próximo ano ficaram ainda mais animados com este comunicado.
À medida que os pagamentos de 2024 se aproximam, os beneficiários devem ficar atentos às informações divulgadas pelo Governo e empresas do setor privado.
Neste ano de 2023, o ano-base para a transferência dos valores do benefício foi 2021. Isso porque os pagamentos atrasaram em razão da pandemia.
Com milhares de recursos federais sendo destinados para o Auxílio Emergencial e outras medidas de combate à pandemia de COVID-19, alguns programas trabalhistas foram afetados, como o PIS/Pasep.
Nesse sentido, podemos concluir que os repasses estão com 1 ano de atraso, o que leva muitos brasileiros à espera de um novo calendário.
Além dos critérios mencionados anteriormente, também é preciso que os profissionais assegurem que seus dados estão atualizados na RAIS ou eSocial.
É possível realizar a consulta através de sua Carteira de Trabalho Digital. Assim, se verificar que há algum erro, contate imediatamente seu empregador para corrigi-lo.
Por fim, cabe ressaltar que o calendário de pagamentos do PIS/Pasep de 2024 ainda não foi divulgado oficialmente, mas deve sair em janeiro.
Fonte: Pronatec
0 Comentários