Consulta ao Bolsa Família: veja pela INTERNET | Brazil News Informa

A chegada do fim de ano não tem atrapalhado o recebimento de novas inscrições no programa Bolsa Família. Pelo contrário, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), pasta responsável pelo programa, segue a todo vapor trabalhando em novos registros. Mas como é feita a inscrição e a consulta ao benefício social? Pois bem, esses detalhes você confere nas linhas a seguir.
Inscrição no Bolsa Família: como é o processo?
O cadastro no Bolsa Família envolve alguns passos importantes, mas de simples entendimento. Tudo começa com uma pré-inscrição, que pode ser feita online, pelo site do Cadastro Único (CadÚnico), em https://curtlink.com/x5A5jqf. É importante destacar, porém, que o interessado precisará ir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para concluir a inscrição.
A inscrição no CadÚnico é fundamental para a inclusão na lista de beneficiários do programa Bolsa Família. O procedimento realizado no CRAS deve ser feito por uma pessoa com mais de 16 anos e que seja, preferencialmente, mulher. Apesar da preferência, homens também podem realizar o cadastro.
A família, portanto, deve definir quem será o membro responsável pelo benefício. Nesse caso, pode ser um Responsável Familiar, isto é, um membro que faz parte da família e mora na mesma casa. Outra opção é ser um Responsável Legal, ou seja, um membro que não faz parte da família e não mora na mesma casa.
A definição do responsável é importante, pois essa escolha definirá os documentos necessários para o cadastramento. Posto isto, vale ressaltar a necessidade de apresentar os documentos corretos para a inscrição. Sendo assim, confira abaixo a lista de documentos exigidos pelo Cadastro Único.
1. Para famílias com responsável familiar
Para famílias com responsável familiar, a lista de documentos exigidos é a seguinte:
- CPF do responsável familiar;
- Título de eleitor do responsável familiar;
- Documento de identificação com foto do responsável familiar;
- Comprovante de endereço ou, se não tiver, declaração de residência assinada pelo responsável familiar;
- CPF dos demais membros;
- Título de eleitor dos demais membros;
- Certidão de nascimento ou casamento dos demais membros;
- Carteira de identidade ou carteira de trabalho dos demais membros.
2. Para famílias com responsável legal
Para famílias com responsável legal, a lista de documentos exigidos é a seguinte:
- CPF do responsável legal;
- Documento que comprova a representação legal do responsável legal;
- CPF da pessoa representada;
- Título de eleitor da pessoa representada;
- Documento de identificação com foto da pessoa representada;
- Comprovante de endereço ou, se não tiver, declaração de residência assinada pelo responsável familiar da pessoa representada;
- CPF dos demais membros;
- Título de eleitor dos demais membros;
- Certidão de Nascimento ou casamento dos demais membros;
- Carteira de identidade ou carteira de trabalho dos demais membros.
Como consultar o Bolsa Família online?
A saber, o Bolsa Família disponibiliza várias ferramentas de consulta, incluindo um aplicativo chamado Bolsa Família. Basicamente, esse aplicativo fornece informações sobre o programa de ajuda financeira e também envia avisos aos beneficiários sobre quaisquer mudanças no benefício, bem como possíveis questões que podem interromper os pagamentos.
Além disso, os beneficiários têm a opção de verificar informações do Bolsa Família por meio do aplicativo ou do site do Cadastro Único. O aplicativo reúne dados sobre esse programa e outros similares. Além disso, o Portal Cidadão da Caixa Econômica Federal (https://curtlink.com/3MSn) também oferece funcionalidades semelhantes para consulta.
Por fim, é importante mencionar que os beneficiários também podem utilizar o aplicativo do Caixa Tem. Com este aplicativo, inclusive, eles podem verificar as transações em suas contas, realizar transferências bancárias, recarregar seus telefones e efetuar pagamentos de contas, tudo sem precisar sair de casa. Além disso, aqueles que não possuem um cartão físico podem usar o aplicativo para fazer saques. Para isso, basta baixar o aplicativo gratuitamente em dispositivos Android e iOS.
App Bolsa Família, versão oficial para Android: https://curtlink.com/jMg9
App Bolsa Família, versão oficial para iPhone (iOS): https://curtlink.com/jO6x
App CadÚnico, versão oficial para Android: https://curtlink.com/IKNp1k7P
App CadÚnico, versão oficial para iPhone (iOS): https://curtlink.com/erHDX7X
App Caixa Tem, versão oficial para Android: https://curtlink.com/krU5hPs
App Caixa Tem, versão oficial para iPhone (iOS): https://curtlink.com/E6ae
Fonte: Pronatec
0 Comentários