Publicidade

Aposentadoria para quem é MEI pode aumentar; confira os detalhes! | Brazil News Informa

Aposentadoria para quem é MEI pode aumentar; confira os detalhes! | Brazil News Informa

Entenda exatamente como o MEI pode aumentar a sua aposentadoria no fim da sua vida profissional

O Brasil conta com um número de profissionais autônomos cada vez mais alto. E a formalização como Microempreendedor Individual (MEI) oferece uma série de benefícios, por isso muita gente está seguindo esse caminho. 

Evidentemente, um dos pontos mais importantes é a possibilidade de contribuir para a Previdência Social. Muitos empreendedores individuais podem aproveitar auxílio-doença, aposentadoria e outros benefícios. Ainda assim, existem dúvidas sobre como garantir uma aposentadoria que vá além do salário mínimo. Neste guia, exploraremos estratégias para isso.

Todo MEI pode se aposentar?

Antes de mais nada, é importante lembrar que ao se tornar um MEI, o empreendedor passa a contribuir para a Previdência Social automaticamente – caso pague o DAS-MEI. 

Isso garante o acesso aos benefícios previdenciários, incluindo a aposentadoria, como dito anteriormente. A saber, o valor da contribuição é calculado com base no salário mínimo e pode variar conforme as regras em cada época. 

Em suma, a resposta é sim! Todo MEI pode se aposentar sem problemas desde que esteja com toda a documentação em dia corretamente. 

Dito isso, quem busca uma aposentadoria mais substancial, precisa considerar a possibilidade de contribuir com valores mais altos do que o mínimo exigido. 

Isso acontece porque quem faz apenas a contribuição “automática” – que é a mínima – acaba se aposentando apenas com salário mínimo.

MEI pode contribuir a mais?

Quando paga o DAS-MEI, o trabalhador está fazendo uma contribuição a partir do percentual sobre o salário mínimo. 

Contudo, as contribuições adicionais podem ser feitas para aumentar o valor do benefício futuro. Isto é, além da contribuição previdenciária padrão, o MEI tem a opção de realizar contribuições complementares.

Essas contribuições adicionais são uma estratégia eficaz para elevar o valor da aposentadoria. Segundo especialistas, esse é o caminho mais usado – e eficiente. Ao contribuir com valores superiores ao mínimo, o empreendedor assegura uma renda mais robusta no futuro. 

E como funciona esse aumento da aposentadoria? 

O valor excedente contribuído pode ser calculado com base na diferença entre o salário mínimo e o valor que o empreendedor deseja alcançar como benefício previdenciário. 

É claro que, nesse caso, é necessário planejar sua vida financeira. Ao contribuir a mais, você vai ter uma renda a menos, mas valerá a pena no futuro. 

MEI pode contribuir a mais?

Por fim, para o MEI que busca uma aposentadoria com um valor superior ao salário mínimo, a contribuição previdenciária complementar é uma ferramenta valiosa.

Contudo, para além da formalização como Microempreendedor Individual é necessário fazer a complementação de 15% – com contribuição de 20% no total. 

Para ter um exemplo, com um salário mínimo atual (de R$ 1.320), a contribuição de 15% ficaria no valor de R$ 198. 

Nesse caso, é necessário usar o chamado “carnê laranja” do INSS. Essa é uma papelada que você deve preencher para conseguir pagar a complementação. 

De acordo com especialistas, os detalhes estão no próprio Meu INSS (https://meu.inss.gov.br) na aba “Extrato de Contribuição (CNIS)”. 

Caso tenha problemas, procure um contador para lhe ajudar.

Fonte: Pronatec


Postar um comentário

0 Comentários