Publicidade

VEJA QUEM PRECISA FAZER EM OUTUBRO A COMPROVAÇÃO | Brazil News Informa

VEJA QUEM PRECISA FAZER EM OUTUBRO A COMPROVAÇÃO | Brazil News Informa

Desde janeiro de 2023, a comprovação da prova de vida INSS passou a ficar mais simples e fácil para aposentados, pensionistas e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Nesse sentido, após portaria publicada no segundo semestre de 2022, o processo se tornou automático.

No entanto, apesar de automático, continua sendo realizado todos os anos, no mês de aniversário do beneficiário e, por se tratar de uma realização a partir do cruzamento de dados de informações de bancos de dados da Previdência Social, é fundamental ter a realização comprovada.

Em síntese, a prova de vida INSS, como o próprio nome adianta, serve para comprovar que está vivo e que podem, assim, continuar recebendo os benefícios da Previdência Social. Nesse sentido, a prova de vida é realizada de forma anual, e existe para evitar fraudes, pagamentos indevidos no sistema.

Todavia, antes da atual portaria em vigor, o titular precisava se dirigir pessoalmente ao banco responsável pelo pagamento para realizar a prova de vida INSS através de uma biometria nos terminais de caixa eletrônico ou no atendimento pessoal, mostrando cartão de débito e documento válido com foto.

Depois das mudanças, o segurado, caso seja necessário atestar a prova de vida, o INSS vai realizar o procedimento de forma automática, ou ainda, o segurado pode optar por fazer todo o processo online, sem sair de casa.

De forma resumida, todos os beneficiários que recebem aposentadoria, pensão por morte ou benefício por incapacidade precisam realizar a prova de vida INSS todos os anos. No entanto, o INSS tem realizado o procedimento de forma automática, contudo, fique atento as notificações no aplicativo Meu INSS

É possível continuar fazendo a prova de vida através da rede bancária?

Embora não seja mais obrigatório, o beneficiário poderá continuar realizando a prova de vida como nos anos anteriores. Ou seja, indo até uma agência da rede bancária ou mesmo utilizando a plataforma Meu INSS para fazer.

E o que acontece se o INSS não conseguir fazer a comprovação de vida apenas com a comparação de dados?

Em primeiro lugar, se o INSS não conseguir realizar a comprovação de vida apenas com a comparação de dados, o beneficiário será notificado de forma automática pelos canais do Meu INSS e Central 135, e ainda através de uma notificação bancária para realizar algumas das recomendações do INSS.

No entanto, o segurado terá 60 dias, após a emissão do comunicado, para realizar alguns dos atos descritos na Portaria, como por exemplo, realizar o procedimento através da própria plataforma do Meu INSS. Continue no Jornal JF, para receber mais atualizações a respeito da prova de vida!

Fonte: JornalJf


Postar um comentário

0 Comentários