Publicidade

Veja como SACAR o PIS/Pasep ainda neste ano e NÃO PERCA seu benefício! | Brazil News Informa

Veja como SACAR o PIS/Pasep ainda neste ano e NÃO PERCA seu benefício! | Brazil News Informa

Os brasileiros que atuam com a carteira assinada por meio do Regime jurídico estatutário ou por meio da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) podem ter acesso a diversos benefícios trabalhistas, como as contribuições mensais do INSS, conta aberta no FGTS, férias remuneradas, pagamento de 13º salário, seguro-desemprego e também o pagamento anual do abono salarial do PIS/Pasep. 

O Programa de Integração Social (PIS) é destinado para as pessoas que trabalham em empresas privadas e os pagamentos são concedidos pela Caixa Econômica Federal. Já o Programa de Formação do Servidor Público (Pasep) é concedido para os servidores e funcionários públicos e os pagamentos são feitos por parte do Banco do Brasil. 

Neste ano, o PIS/Pasep já foi concedido para os brasileiros, mas muitos ainda não realizaram o saque do abono salarial. Portanto, confira a seguir como ter acesso aos valores e não perder o benefício. 

Como sacar o PIS/Pasep ainda em 2023?

O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) são benefícios liberados todos os anos pelo governo federal e que beneficia um grande número de trabalhadores formais ao redor de todo o território nacional. Neste ano, os recursos já foram liberados para saque e precisam ser solicitados pelos trabalhadores até o dia 28 de dezembro. 

Os pagamentos realizados em 2023 foram calculados tomando como base os registros referentes ao ano de 2021. Diante disso, para se qualificar para esse benefício, o trabalhador precisa ter exercido alguma atividade formal durante esse período. A liberação dos valores teve início em janeiro e terminou no mês de julho, fazendo com que o dinheiro ficasse disponível para saque. 

A retirada deve ser feita na instituição financeira responsável pelo pagamento. Dessa forma, para os servidores, o depósito deve ser feito por meio do Banco do Brasil, enquanto para os trabalhadores da iniciativa, a liberação é feita através da Caixa Econômica Federal. As pessoas que ainda não realizaram o saque devem procurar os bancos para ter acesso aos valores. 

Quem tem direito ao abono salarial do PIS/Pasep?

Para ter acesso aos valores do PIS/Pasep é necessário que o trabalhador cumpra alguns critérios estabelecidos pela legislação brasileira. Entre os critérios estabelecidos, está a necessidade de ter trabalhado de forma formal durante o ano-base do pagamento do benefício. Neste ano, o ano-base é 20221. 

Além disso, ainda é exigido que o trabalhador tenha uma média salarial de até dois salários mínimos e que esteja inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos. É necessário também estar inscrito e com os dados atualizados no Rais (Relação Anual de Informações Sociais). 

Já o valor a ser recebido pelo trabalhador varia de acordo com o número de meses trabalhados durante o ano-base. Para saber quanto vai receber, basta dividir o salário mínimo por 12 e depois multiplicar pelos meses trabalhados durante o ano. 

Fonte: Pronatec


Postar um comentário

0 Comentários