Publicidade

Péssima Notícia Para Quem Recebe O Bolsa Família De R$ 600 E Mora Sozinho | Brazil News Informa

Péssima Notícia Para Quem Recebe O Bolsa Família De R$ 600 E Mora Sozinho | Brazil News Informa

Com os pagamentos de outubro do novo Programa Bolsa Família terminando nos próximos dias, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que administra o programa, deverá começar os preparativos para a próxima rodada de pagamentos, que está marcada para acontecer na segunda quinzena de novembro.

Geralmente, esses preparativos consistem em realizar cruzamentos de dados envolvendo as informações cadastrais que os próprios beneficiários informaram ao Cadastro Único (CadÚnico) no momento da inscrição no programa. O objetivo é verificar se essas famílias estão atendendo às regras e exigências do programa e, se não estiverem, acabam sendo bloqueadas.

Por este motivo, alguns bloqueios já são esperados pelos beneficiários todos os meses, inclusive nesta rodada de pagamentos de novembro. Contudo, no caso dos beneficiários que declararam que moram sozinhos, os chamados unipessoais, deverá ocorrer bloqueios mesmo que todas as regras estejam sendo respeitadas, situação que pode surpreender muitos beneficiários.

Péssima notícia do Bolsa Família para quem mora sozinho

Isso acontece por conta da Averiguação Cadastral Unipessoal 2023 do novo Programa Bolsa Família, que tem o objetivo de fazer todos os beneficiários que moram sozinhos atualizarem seus cadastros para comprovar que de fato moram só. Esse processo começou a ser realizado no início deste ano e deve seguir até o fim de 2023, pelo menos.

Por conta disso, todos os meses o Ministério do Desenvolvimento Social bloqueia milhares de beneficiários unipessoais, mesmo que nenhuma suspeita de irregularidade tenha sido encontrada, e neste mês de novembro não será diferente. Portanto, é muito importante que os unipessoais verifiquem nos próximos dias os aplicativos do programa para checar se foram bloqueados ou não.

Caso o bloqueio tenha acontecido, o unipessoal bloqueado deverá buscar um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) com todos os documentos pessoais e comprovantes de renda e residência atualizados para realizar a atualização cadastral. Vale lembrar que essa atualização deve ser feita em, no máximo, dois meses após o início do bloqueio e, portanto, é necessário atenção para não perder o prazo.

Após o fim dos dois meses de bloqueio, o governo federal volta a verificar o cadastro do beneficiário unipessoal do Bolsa Família para realizar cruzamentos de dados e checar se as regras estão sendo atendidas de fato. Se forem encontrados problemas, a família é cancelada. Caso contrário, o beneficiário é desbloqueado e volta a receber normalmente no mês seguinte.

Vale destacar que todo esse processo está acontecendo porque o número de unipessoais na folha de pagamentos do programa cresceu muito além do comum no ano passado e o governo federal desconfia que muitos desses novos unipessoais tenham mentido a respeito de morarem sozinhos para receber um pagamento a mais para suas famílias. A Averiguação pretende manter somente os verdadeiros unipessoais.

Pagamentos de novembro do novo Programa Bolsa Família

Por fim, é preciso destacar que o calendário de pagamentos de novembro do novo Programa Bolsa Família já foi divulgado, indicando que os pagamentos devem acontecer entre os dias 17 e 30 do próximo mês. Confira abaixo:
  • NIS de final 1 – depósito na conta em 17 de novembro;
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 20 de novembro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 18/11);
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 21 de novembro;
  • NIS de final 4 – depósito na conta em 22 de novembro;
  • NIS de final 5 – depósito na conta em 23 de novembro;
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 24 de novembro;
  • NIS de final 7 – depósito na conta em 27 de novembro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 25/11);
  • NIS de final 8 – depósito na conta em 28 de novembro;
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 29 de novembro;
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 30 de novembro.

Postar um comentário

0 Comentários