Publicidade

Lista PROIBIDA do INSS: confira todas as situações que podem fazer você PERDER o seu benefício | Brazil News Informa

Lista PROIBIDA do INSS: confira todas as situações que podem fazer você PERDER o seu benefício | Brazil News Informa

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), responsável pelo tripé da previdência social brasileira trás uma série de vantagens e benefícios para os seus segurados, segurados esses que acessam os seus direitos por meio de contribuição mensal com a previdência descontando uma porcentagem em seus salários ou através de uma taxa de tributação a ser paga.

A questão é que apesar desses benefícios e vantagens o INSS também é conhecido pela sua complexidade e resistência em conceder os direitos aos seus segurados e é necessário ficar sempre atento na hora de tomar precauções para não perder o seu benefício uma vez aprovado pela instituição.

Abaixo você verá algumas dicas sobre situações que podem te levar a perder o seu benefício. Saiba mais.

Seus direitos sobre o seu benefício do INSS

Há uma série de coisas que você deve e não deve fazer, mas por enquanto fique com os seguintes direitos que, por lei, estão assegurados.
  • Os idosos com mais de 60 anos de idade aposentados por invalidez não podem ser convocados para perícias médicas devido a dificuldade de locomoção. Estes continuarão a receber o seu benefício sem necessidade de comprovação;
  • Os aposentados por idade que voltou que decidiram continuar trabalhando ainda serão beneficiados com a sua aposentadoria;
  • Os que recebem pensão por morte vitalícia poderão casar-se novamente e o seu benefício NÃO cairá;
  • Os beneficiados com o BPC podem casar-se novamente e continuar recebendo o benefício DESDE QUE a renda familiar não supere os limites do critério para o recebimento.
Gostou de saber em quais situações você está livre de suspensão? Então saiba agora quais são aquelas que arriscam o recebimento do seu benefício.

Situações em que o seu benefício pode vir a cair

Como tudo na vida, ser um beneficiado do INSS há vantagens e desvantagens. Por um lado você estará seguro, por outro ainda é preciso ter cuidado.

Confira as regras que se NÃO forem cumpridas, podem resultar na PERDA do seu benefício.
  • Cadastro Único desatualizado no caso dos beneficiários do BPC. A cada 2 anos ou sempre que algum dado mudar é necessário voltar a instância de Cadastro Único do seu benefício e fazer a atualização;
  • Não comparecer as perícias solicitadas;
  • Não fazer a prova de vida quando esta também for solicitada;
  • Para aqueles que recebem auxílio-exclusão o não cadastramento da declaração de cárcere também pode causar suspensão;
  • A não apresentação da defesa prévia dentro do limite máximo de 30 dias depois de ter sido vítima da revisão e do pente fino.
Fique ligado. O INSS não costuma brincar em serviço. Em qualquer caso, por menor que seja, de irregularidade, ele poderá cortar o seu benefício. Portanto, esteja constantemente recebendo apoio e orientação de um profissional advogado ou assistente social previdenciário especialista na área e evite possíveis dores de cabeça.

Fonte: Pronatec


Postar um comentário

0 Comentários