Publicidade

Limpar o ouvido é ERRADO? Você não vai acreditar nisso | Brazil News Informa

Limpar o ouvido é ERRADO? Você não vai acreditar nisso | Brazil News Informa

Por diversas vezes estamos acostumados no cumprimento das tarefas cotidianas, como limpar a casa, arrumar as coisas, auto higienizar-se, etc. Porém, nem sempre prestamos atenção que essas tarefas que realizamos no automático podem estar acontecendo da forma errada. Um exemplo disso é limpar os próprios ouvidos. É exatamente isso.

Hoje você verá porque está praticando isso de forma errada e qual é a forma certa a se fazer. Confira.

A má utilização do cotonete

A imagem do cotonete costumeiramente é associada a limpeza dos ouvidos. Quem não utiliza-os ou nunca utilizou-os para isso, afinal? No entanto, essa prática não é, nem de longe, a mais aconselhada pelos especialistas e estudiosos na área, muito pelo contrário, a ação pode funcionar muito mais para o mal do que para o bem.

Segundo uma otorrinolaringologista do HC-FMUSP, chamada Maura Neves, quando o indivíduo tenta limpar os seus ouvidos fazendo uso do cotonete, ele acaba por empurrar ainda mais a cera para dentro do canal auditivo e impossibilita a sua saída de forma muito mais eficaz. Quando isso acontece forma-se uma rolha de cerume. Não somente isso. Esse uso pode provocar algumas lesões no canal gerando problemas de infecção como otites. Sobre isso a dra. Roberta Pilla, da ABORL-PE segue dizendo que o uso ainda pode causar ferimentos, sangramentos e até perfuração do tímpano!

A essa altura deve estar preocupado em como fazer a limpeza correta, não é mesmo? Mas não se preocupe mais, pois há um jeito certo para isso.

A maneira certa de limpar o seu ouvido

Uma coisa é clara: o próprio corpo humano sabe auto cuidar-se. Isso é inquestionável. A inteligência do organismo é incrível! Dessa forma, preste bastante atenção… A cera presente nos nossos ouvidos possui certas funções protetoras e antibacterianas. Quando esta chega a ficar em excesso é que precisa ser realizada uma intervenção. Mas no dia a dia em casa, o que pode ser feito é muito simples: no momento do banho limpe toda a parte externa do seu ouvido com leves movimentos feitos de forma circular com uma toalha ou pano úmido, mas NUNCA insira qualquer coisa no canal auditivo.

Se você foi um dos que se deu mal com essas inserções, ou de repente está sentindo o seu ouvido entupido, dolorido ou apresentando outros fatores, consulte o médico rapidamente. Isso é indispensável.

Outro fato que também é necessário de ser evitado é a lavagem otológica que podem deixar água no canal e acabar por obstruí-lo.

A médica mencionada anteriormente, Roberta Pilla, continua dizendo que até mesmo em casos de insetos ou corpos vivos entrarem pelo seu canal auditivo é necessário imobilizá-lo antes de tentar retirá-lo. Porém, não mais palavras da dra. Roberta, seria adequado que mesmo nesses casos houvesse uma procura médica para solucionar o caso e realizar a sua retirada.

Lembre-se que é muito importante seguir as recomendações afim de manter uma melhor qualidade na saúde e um bom funcionamento de todos os sistemas.

Fonte: Pronatec


Postar um comentário

0 Comentários