Publicidade

Famosa marca de CARNE é banida das prateleiras pela Anvisa; motivo é CHOCANTE | Brazil News Informa

Famosa marca de CARNE é banida das prateleiras pela Anvisa; motivo é CHOCANTE | Brazil News Informa

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) segue fazendo novas “vítimas”. Desta vez, em nova intervenção, a agência proibiu a comercialização e o consumo de um lote de uma importante marca nacional de carne bovina. A ação foi tomada em resposta ao comunicado de recolhimento voluntário divulgado pela empresa, devido à detecção da presença de Salmonella spp. no produto. Mais detalhes você confere a seguir. Acompanhe!

A Anvisa, por meio da resolução Nº 2.000, publicada no Diário Oficial da União (DOU), proibiu a comercialização e o consumo do lote de Carne Salgada de Bovino Sem Osso da marca Best Beef, com data de fabricação em 06 de maio de 2023, produzido pela empresa Frigorífico Silva Indústria e Comércio LTDA. Como mencionado anteriormente, a ação foi tomada em resposta ao comunicado de recolhimento voluntário divulgado pela empresa, devido à detecção da presença de Salmonella spp. no produto.

É muito importante que os consumidores estejam cientes dessa proibição e evitem o consumo do lote mencionado. Assim, estará sendo garantida a segurança alimentar.

Infecção por Salmonella spp. é perigosa?

A infecção por Salmonella spp. ocorre quando alimentos crus ou insuficientemente cozidos, contaminados com fezes de animais portadores da bactéria, são ingeridos. Trata-se de uma importante bactéria reconhecida por ser a causa de intoxicação alimentar e, embora seja rara, pode levar a infecções graves que apresentam risco de vida. De acordo com informações do Ministério da Saúde, duas espécies predominantes dessa bactéria, S. enterica e S. bongori, estão diretamente associadas a doenças em seres humanos.

Na maioria das vezes, encontra-se a Salmonella na carne de animais como galinhas, porcos, répteis, anfíbios e vacas. Em alguns casos, no entanto, é possível encontrar até mesmo em animais de estimação, como cães e gatos. A bactéria age principalmente no intestino humano, onde se multiplica e, em situações graves, chega a entrar na corrente sanguínea, afetando outros órgãos do corpo, levando a infecções graves e potencialmente fatais.

Os sintomas verificados na imagem acima podem surgir entre 6 e 72 horas (usualmente entre 12 e 36 horas) após o consumo do alimento contaminado. No geral, eles costumam permanecer por cerca de 2 a 7 dias, até a completa recuperação do paciente. O contato com alguns animais infectados (incluindo animais de estimação) também pode transmitir a doença, se logo em seguida as mãos não forem lavadas. Os sintomas também variam de intensidade conforme a quantidade de alimento contaminado ingerido e o nível de contaminação do alimento.

Como prevenir a Salmonella?

Para prevenir a salmonelose, nome dado à infecção causada pela bactéria Salmonella, é essencial adotar medidas rigorosas, como garantir o manuseio, preparo e cozimento adequados dos alimentos como carne, ovo, etc. De maneira geral, a adoção desses cuidados deve ocorrer a fim de minimizar o risco de infecção pelo microrganismo. Além disso, a lavagem frequente das mãos e dos utensílios de cozinha, bem como evitar o consumo de alimentos crus ou não pasteurizados, desempenham um papel muito importante na prevenção dessa doença.

Em caso de aparecimento dos sintomas, o médico é o profissional indicado, capaz de sugerir o tratamento mais adequado, conforme cada caso. Portanto, procure-o.

Fonte: Pronatec

Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa

Postar um comentário

0 Comentários