3 benefícios do INSS para quem tem problemas na COLUNA | Brazil News Informa

A vida humana é cheia de riscos e desafios, e isso também envolve os problemas de saúde. Infelizmente, qualquer pessoa, segurada do INSS ou não, está sujeita a enfrentar patologias que podem prejudicar o seu exercício de trabalho. Por causa disso o INSS prevê 3 tipos de benefício que poderão melhor atendê-las nesse momento.
Para conhecer os tais benefícios e saber como solicitá-los, acompanhe as informações abaixo.
Benefícios direcionados aos problemas de saúde
Como dito anteriormente, seja problemas de coluna ou qualquer outro tipo de dificuldade, a realidade é que todas as pessoas estão sujeitas a vivenciá-las. A grande questão é que esses fatores podem atrapalhar o rendimento do exercício de trabalho e impedir a produtividade. O que fazer quando tal coisa acontece? Nesses momentos é bom ter o apoio da instituição previdenciária afim de proteger-se financeiramente e continuar mantendo o necessário para a sua subsistência.
Veja só… Quando casos do tipo acontecer há 3 alternativas há serem solicitadas. Estas alternativas são:
- Benefício de Prestação Continuada (BPC): caso você não seja um segurado do INSS, não realize as contribuições mensais, tenha sido diagnosticado com patologia incapacitante e não tenha o mínimo necessário para a sua subsistência, você pode solicitar o seu benefício de caráter ASSISTENCIAL da instituição, benefício este que possui o valor de 1 salário-mínimo.No entanto, é preciso ficar atento, pois por ser assistencial e não contributivo alguns direitos como 13° por exemplo, entre outras vantagens, não podem ser disponibilizadas;
- Auxílio-doença: benefício temporário destinado ao trabalhador segurado do INSS incapacitado de exercer suas atividades laborais;
- Auxílio por invalidez: este também é voltado para os segurados do INSS que acabaram tornando-se permanentemente incapazes de exercerem o seu trabalho seja por motivos de saúde ou por acidentes. Para ser beneficiado é necessário tempo de carência mínima de contribuição de pelo menos 12 meses, porém, em casos específicos, esse tempo de carência não torna-se preciso.
Como solicitá-los
Agora que você já viu quais são os benefícios e quem pode recebê-los, é importante então, saber como solicitá-los afim de tornar-se um beneficiário.
No caso do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para solicitar você terá que comparecer ao CRAS do seu bairro ou o central do seu município, passar por atendimento social de orientação de direitos e aí falar sobre a possibilidade de receber o benefício.
Os profissionais da área assistencial irão exigir os documentos fundamentais para o processo tanto o da pessoa quanto o da família, entre esses documentos estão o laudo e os exames médicos que comprovam a dificuldade patológica. A partir daí o profissional faz a solicitação por meio da própria internet, acessando, preferencialmente, o link da web https://meu.inss.gov.br/#/.
Já em relação aos benefícios PREVIDENCIÁRIOS contributivos com a previdência social como o auxílio-doença e o auxílio por invalidez, é indicado que o segurado procure um advogado na área afim de fazer a sua solicitação, ou ainda algum assistente social autônomo que já esteja acostumado a realizar esses atendimentos. Os tais, mediante a consulta, poderão orientá-lo e exigir o necessário para fazer a solicitação.
Se o INSS negar também há a opção de entrar com ação na justiça, o que torna mais fácil a contemplação, para isso é preciso a atuação exclusiva do advogado.
Fonte: Pronatec
0 Comentários