Setembro reserva GRANDE SURPRESA para os beneficiários do Bolsa Família: CUIDADO! | Brazil News Informa
O Bolsa Família, que já ajudou a colocar pra comer na mesa de milhões de brasileiros carentes, está passando por um pente-fino. Nesse mês, algumas famílias inscritas no programa vão ter visitas de fiscais do governo e dos CRAS. Eles vão bater na porta para checar os dados e ver se precisam de alguma alteração, já que as coisas sempre tão mudando. Será que alguma informação está desatualizada? Terão que pôr tudo em ordem de novo, para não ter risco de perder o benefício.
Beneficiários do Bolsa Família receberão visitas de fiscais
Essa ação, conhecida como busca ativa, começou neste ano e continuará acontecendo ao longo do mês de setembro. Seu objetivo é verificar os cadastros das famílias beneficiárias. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) está realizando essa iniciativa para garantir a atualização dos dados dos beneficiários.
Além disso, a iniciativa também busca identificar possíveis irregularidades nos cadastros. O Governo Federal analisa as informações fornecidas pelos beneficiários no momento da inscrição do Bolsa Família, que é feita através do sistema Cadastro Único (CadÚnico), a fim de investigar qualquer inconsistência.
Alguns funcionários são selecionados para realizar visitas domiciliares como parte desse processo de verificação. Essas visitas começaram em março e não têm prazo para serem concluídas. Porém, nem todos os beneficiários serão visitados.
As visitas presenciais do Bolsa Família ocorrem apenas em duas situações específicas. A primeira é para os beneficiários que residem em áreas remotas e de difícil acesso. A segunda é para as famílias que apresentaram erros em seus cadastros. O Governo Federal não tem recursos para visitar os mais de 21 milhões de beneficiários do programa, por isso essa restrição foi estabelecida. No entanto, se durante a visita for constatada alguma irregularidade nos dados, o benefício poderá ser temporariamente bloqueado até que a situação seja regularizada. O valor mínimo do benefício é de R$ 600.
Uma forma de evitar qualquer transtorno é manter o cadastro sempre atualizado. O Governo Federal tem enviado mensagens para as famílias cadastradas no Bolsa Família através de seu aplicativo oficial, além de incluir avisos nos extratos do benefício.
Consequências de cadastros não atualizados
Após a convocação, o titular do benefício terá um prazo para comparecer ao CRAS e realizar o procedimento de atualização. No local, será necessário comprovar que a renda está dentro dos critérios estabelecidos para continuar recebendo o benefício.
A atualização cadastral no programa Bolsa Família é fundamental para garantir o recebimento contínuo do benefício. Porém, alguns beneficiários têm enfrentado problemas por conta de cadastros desatualizados.
As consequências para aqueles que possuem informações incorretas ou desatualizadas podem ser impactantes. O benefício, que é essencial para muitas famílias brasileiras, pode ser bloqueado temporariamente caso seja constatada alguma irregularidade, deixando essas famílias em situação delicada.
Portanto, é fundamental que os beneficiários do Bolsa Família se conscientizem sobre a importância da atualização cadastral, a fim de evitar problemas futuros e manter a assistência financeira que tanto auxilia no sustento de suas famílias.
Links úteis
Consulta ao CADÚNICO: https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/index.php
Postos de Atendimento presenciais do CADÚNICO: https://cadunico.dataprev.gov.br/#/posto-atendimento
Aplicativo CADÚNICO
Aplicativo BOLSA FAMÍLIA
Fonte: Pronatec
Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa
0 Comentários