Publicidade

Pode levar CRIANÇA em MOTO? Lei foi ALTERADA? Cuidado com a MULTA | Brazil News Informa

Pode levar CRIANÇA em MOTO? Lei foi ALTERADA? Cuidado com a MULTA | Brazil News Informa

Se você está planejando levar seu filho ou filha para um passeio de moto, seja para diversão ou como meio de transporte. É importante estar ciente que existem regras e dicas que podem tornar essa aventura ainda mais segura e, claro, muito mais divertida.

Só a idade mínima não basta

Em 2020, foi feita uma mudança no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que aumentou a idade mínima para levar uma criança na garupa de uma moto de sete para dez anos. Mas isso implica em algumas questões além do, simplesmente, respeitar a lei. Cada criança tem seu tamanho e particularidade. Às vezes, não basta ter a idade mínima para ser garupa numa viagem de moto. Uma criança de 10 anos pode não alcançar os pedais da moto, por exemplo. Nessas situações é fundamental que os adultos usem seu bom senso e optem por não levar a criança, colocando a segurança em primeiro lugar. Essa medida visa manter nossos pequenos a salvo nas estradas, e o respeito a ela é mais uma demonstração de nosso cuidado e carinho por eles.

Dicas de segurança

Assim como o motociclista, a criança deve estar devidamente equipada com os itens de proteção, começando pelo capacete, que deve ser especialmente projetado para crianças, ajustado de forma a não ficar largo na cabeça, mas sim justo e confortável, garantindo a proteção que ela precisa. Além do capacete, é importante que a criança use calçados fechados para proteger os pés, bem como calça, luvas e uma jaqueta apropriada. Numa viagem de moto, a garupa enfrenta as mesmas dificuldades do guia.

Uma criança na idade de 1o anos tem, aproximadamente, 30kg de peso corporal. O motociclista deve estar atento e preparado para esse “peso extra”, ppois ele influencia na aceleração, na frenagem e suspensão da moto. É recomendável calibrar os pneus seguindo as instruções do manual do veículo, na hora de transportar duas pessoas.

Antes de permitir que a criança suba na moto, certifique que você está totalmente pronto. Pare próximo à calçada, mantenha a moto bem equilibrada com as pernas e acione o freio dianteiro para estabilizá-la. Além disso, não se esqueça de abrir as pedaleiras antes de permitir que a criança suba. Quando estiver na estrada, lembre-se de que a segurança é sempre a prioridade. Não acelere demais e respeite os limites de velocidade da via. Além disso, evite inclinar-se exageradamente nas curvas. Essas medidas garantem uma viagem mais segura para você, seus passageiros e todos os outros na estrada.

É importante lembrar que, mesmo que a moto tenha alças para a garupa, o ideal é que a criança abrace o corpo do motociclista. Essa proximidade não apenas cria um laço especial, mas também ajuda a criança a se sentir mais segura durante o passeio, evitando o medo de se desequilibrar para trás quando se acelera. Siga essas orientações com carinho e responsabilidade para garantir uma viagem segura e tranquila com o seu pequeno companheiro na garupa. A segurança deles está em suas mãos!

Fonte: Pronatec

Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa

Postar um comentário

0 Comentários