Mudanças no INSS podem FACILITAR a concessão da aposentadoria; veja 1o que foi alterado | Brazil News Informa

O anseio pela aposentadoria é algo comum para maioria dos trabalhadores que já chegaram à segunda idade da fase adulta. A necessidade gerada pelo assunto desenvolve frequentemente uma precisão pelos debates políticos que gerarão as tomadas de decisões para o benefício populacional.
Em 2023 novas medidas foram tomadas para facilitar o processo do trabalhador em busca da tão ansiada fase de segurança e estabilidade.
No ano de 2019, durante a reforma previdenciária, aconteceram modificações significativas que geraram discussões sociais sobre o assunto como a desnecessariedade do tempo de contribuição para alcançar a tão sonhada aposentadoria. Atualmente, você poderá conferir as novas alterações adicionadas ao direito previdenciário, e é sobre isso que se seguirá as informações abaixo.
Confira as novas mudanças previdenciárias do ano
Se a modificação de 2019 deu o que falar, agora, em 2023 os comentários estarão garantidos! A mudança veio facilitar e agilizar o processo de aposentadoria. Não haverá mais adição de 6 meses à idade mínima, considerando que esta idade é de 63 anos para as mulheres e 65 para os homens. Agora está muito mais rápido a chegada da fase tão esperada para a maioria dos adultos. Sendo assim, será possível que os trabalhadores de aposentem antes da idade mínima exigida na reforma.
Em relação ao sistema de pontos, o número agora é de 90 para as mulheres e 100 para os homens. O objetivo, provavelmente, é impulsionar a entrada no mercado de trabalho e em consequência a produção mais cedo, pois tende a beneficiá-los na aplicação da regra.
O assunto que gera calor nos debates
A questão previdenciária sempre foi um assunto de grande interesse para o STF e muitas mudanças ainda podem acontecer. Os últimos debates giram em torno dos fatores determinantes para o aposento, pois agora o tempo de contribuição e a idade mínima precisam estar alinhadas e ambas são determinantes para que o trabalhador consiga se aposentar.
Considerando as informações acima e as mudanças realizadas, as mulheres passarão a se aposentar aos 58 anos e os homens aos 63.
A distribuição dos pontos muda de acordo com as categorias e os servidores. As notícias seguem se atualizando ano após ano devido as novas decisões políticas e a necessidade pública. Tal novidade é motivo de comemoração diante as dificuldades enfrentadas nos últimos anos. Com o passar do tempo e as transformações sociais, algumas medidas foram sendo tomadas visando o controle dos cofres públicos, mas este ano novas facilidades vem chegando em prol do trabalhador.
Diante este cenário de avanço, é necessário estar sempre atento as modificações do sistema. Com estas informações, construa o seu plano de aposentadoria com o auxílio de um profissional experiente no assunto. No próprio site do Meu INSS, no portal do gov, você poderá consultar os seus pontos, bem como o tempo restante necessário e suas experiências de trabalho.
O sistema previdenciário por diversas vezes pode ser considerado complexo, mas é importante se manter informado para não haver prejuízos no seu planejamento.
Fonte: Pronatec
Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa
0 Comentários