Publicidade

FGTS: saque calamidade já está pronto para resgate? Saiba mais! | Brazil News Informa

FGTS: saque calamidade já está pronto para resgate? Saiba mais! | Brazil News Informa

O saldo das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser sacado em outras situações que vão além da demissão sem justa causa, uma destas possibilidades é o saque calamidade. É uma forma de permitir que os trabalhadores de empresas privadas que atuam de carteira assinada tenham um suporte financeiro diante de um momento urgente.

Por se tratar de uma situação desafiadora vivenciada pelas pessoas, nem sempre elas se recordam que têm direito ao saque do FGTS. Por isso que semanalmente a Caixa atualiza a lista das localidades com o resgate do dinheiro liberado. Dessa forma, os trabalhadores que tiveram a moradia afetada podem contar com uma quantia importante para a reconstrução de suas vidas.

Para receber é preciso atender aos critérios, ser morador de uma das localidades com o saque autorizado e fazer a solicitação de modo digital ou presencial. A seguir vamos conferir qual é o valor máximo que pode ser sacado, as situações que permitem o resgate do dinheiro e as cidades com liberação do saque calamidade.

Quem tem direito ao saque calamidade do FGTS?

O saque calamidade do FGTS é liberado para os trabalhadores de carteira assinada que possuem saldo em suas contas do Fundo de Garantia e que foram vítimas de um desastre ambiental. É preciso que o governo municipal, estadual ou federal tenha decretado situação de calamidade pública ou de emergência.

É exatamente isto que está acontecendo em dezenas de municípios do Rio Grande do Sul, que estão sofrendo as consequências da passagem do ciclone. O saque calamidade é possível quando o trabalhador que mora em uma das localidades atingidas não realizou nenhum outro saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses.

O valor máximo disponibilizado é de R$ 6,2 mil, mas a quantia que cada pessoa terá acesso vai depender do saldo total de suas contas do FGTS. Até o momento já são mais de 10 mil desabrigados, 80 municípios afetados pelas fortes chuvas e dezenas de mortos em todo o estado do Rio Grande do Sul.

O que é preciso para ter acesso ao dinheiro?

Desde a semana passada que a Caixa informou que está trabalhando para agilizar as liberações do saque calamidade para as vítimas do ciclone que atingiu o Rio Grande do Sul. O dinheiro é disponibilizado na conta indicada em até 5 dias úteis após a solicitação do trabalhador.

O dinheiro pode ser solicitado presencialmente, ao ir até uma agência do banco, ou de forma digital, por meio do aplicativo FGTS (Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.fgts.trabalhador&hl=pt_BR&gl=US ou iOS: https://apps.apple.com/br/app/fgts/id1038441027).

É preciso apresentar documento pessoal de identificação com foto e comprovante de residência, bem como a indicação de uma conta bancária de qualquer banco para o recebimento. A lista completa e atualizada com os municípios que estão com o saque calamidade liberado pode ser consultada no site da Caixa (https://www.fgts.gov.br/Pages/sou-trabalhador/saque-calamidade.aspx).

No site também é possível conferir o prazo para que a solicitação de saque seja realizada e o guia sobre a solicitação. As informações são atualizadas semanalmente, sempre às sextas-feiras.

Fonte: Pronatec

Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa

Postar um comentário

0 Comentários