Publicidade

Banco Central confirma 2 mudanças no PIX: BOMBA! | Brazil News Informa

Banco Central confirma 2 mudanças no PIX: BOMBA! | Brazil News Informa
O PIX é um sistema de pagamentos muito utilizado atualmente por realizar transações financeiras instantâneas. Como a plataforma está cada vez mais sendo utilizada, constantes atualizações estão acontecendo.

Essas atualizações são necessárias para que a plataforma facilite ainda mais a usabilidade do sistema por parte dos usuários. Por isso, algumas mudanças importantes foram implementadas pelo Banco Central, conheça os detalhes dessas mudanças.

Mudanças no PIX: saiba do que se trata 

Duas mudanças essenciais foram confirmadas pelo Banco Central do Brasil nesta sexta-feira (1), sobre a plataforma de pagamentos instantâneos. Uma das mudanças do PIX está na própria plataforma e a outra está relacionada aos trabalhadores brasileiros. 

A mudança trata-se da consulta de dados vinculados às chaves para que os órgãos policiais legais e os entes públicos possam ter o controle e a apuração de irregularidades. 

Esta medida tem como fundamento fornecer uma quantidade de informações que possam ajudar nas investigações de suspeitos. No entanto, será mantido o direito de privacidade e as regras de restrição de acesso à informação. Segundo o Banco Central, os dados informados serão: 
  • Nome do usuário;
  • CPF e CNPJ;
  • Número da agência;
  • Tipo de conta utilizada e também e data da abertura da conta.
A ideia dessa medida é melhorar a investigação policial e identificar aqueles que utilizam o PIX para cometerem crimes e golpes. Uma vez que cada vez mais esse tipo de ação tem aumentado.

A outra mudança referente aos trabalhadores é que o Governo Federal anunciou a opção de receber o saldo do FGTS Digital via PIX, e assim, simplificar o saque dos trabalhadores.

Destacando, que essa modalidade está no período de testes durante o início de agosto e tudo indica que esses testes vão continuar até o final de novembro.

A expectativa é que a modalidade seja implementada no início de 2024, então, a nova ferramenta já pode estar completa e disponível para todos os usuários.

O que é esse sistema de pagamento instantâneo?

O PIX é o um sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central (BC) e que facilita as transferências bancárias entre contas em poucos segundos. Ele praticamente substituiu o DOC e o TED , uma vez que as transações podem ser feitas a qualquer hora ou dia. 

É inegável que esse sistema é prático, rápido e seguro, como também, foi muito bem aceito por parte dos usuários e dos bancos. 

As empresas por sua vez, também estão lucrando mais e aumentando suas vendas por meio da facilidade em operar com PIX. Ele pode ser utilizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.

A maior vantagem do sistema de pagamentos instantâneos é a velocidade com que as operações como pagamentos ou transferências são feitas e recebidos em tempo real, os maiores potenciais do PIX são:
  • Atuar na competitividade e na eficiência do mercado;
  • Baixar o custo das operações financeiras pois não possui taxas;
  • Aumentar a segurança nas transações;
  • Aprimorar a experiência de operações financeiras dos usuários;
  • Incentivar a digitalização do mercado em relação aos pagamentos de varejo;
  • Promover a inclusão financeira até mesmo de pessoas com baixa renda;
  • Preencher lacunas existentes de uma parte da população que não tem acesso ao livre ao crédito.
Fonte: Pronatec

Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa

Postar um comentário

0 Comentários