Publicidade

Autoescolas vão mesmo chegar ao FIM? Saiba a VERDADE! | Brazil News Informa

Autoescolas vão mesmo chegar ao FIM? Saiba a VERDADE! | Brazil News Informa

Há alguns meses há um questionamento que paira sobre a população brasileira, sobretudo diante daquelas pessoas que querem aprender a dirigir: as autoescolas vão mesmo chegar ao fim? Pensando em esclarecer esta dúvida, vamos apresentar tudo o que se sabe até o momento sobre esta possibilidade. É importante ficar por dentro de todas as informações.

Ademais, também faz-se necessário ressaltar que, atualmente, para se ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), é preciso que o futuro motorista seja submetido a aulas práticas e teóricas nos estabelecimentos credenciados. No caso, as autoescolas é que são as responsáveis por formar os motoristas no Brasil. Vem saber ao longo do artigo se estes locais estão mesmo com os dias contados no nosso país.

Autoescolas vão chegar ao fim no Brasil; entenda melhor o Projeto de Lei

Há um novo projeto de lei (PL) que tem o objetivo de mudar a forma de tirar a primeira CNH da forma como conhecemos no Brasil, que é indo a uma autoescola, passando pelas aulas e exames junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Este PL foi uma proposta do deputado federal Kim Kataguiri, do DEM de São Paulo.

De acordo com ele, a proposta é para acabar com as aulas práticas nas autoescolas. Desta forma, esta é considerada como sendo uma das mais impactantes mudanças, caso seja aprovada. A mudança, se aceita, estaria dentro do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Conforme informou o deputado, a mudança faria com que a carteira de habilitação ficasse o mais acessível possível para toda a população. É importante destacar que o processo para emitir o documento atualmente está fora da realidade de muitos brasileiros, girando em torno dos R$ 3 mil, mas podendo variar de estado para estado.

Esta medida foi inspirada na forma como os moradores dos Estados Unidos têm acesso à carteira de motorista. Lá, os adolescentes de mais de 16 anos podem garantir o que chamam de permissão de aprendizagem. Com isso, todos podem praticar nas aulas de direção que geralmente são dadas por um instrutor particular ou mesmo por alguém da família, desde que tenha a CNH deles e mais de 21 anos.

No entanto, apesar da inspiração, no Brasil seria um pouco diferente. A proposta sugere que o novo processo para obter a primeira CNH funcionaria com os exames teóricos, desde que o candidato tivesse acesso ao material, de forma gratuita, por parte dos órgãos de trânsito. Ou seja, seria necessário apenas entrar no site do Detran para dar início ao processo de autoinstrução, sem a autoescola.

Para as aulas práticas de direção, os candidatos poderiam ter acesso a partir de um instrutor independente. E é neste processo que haveria diferença dos Estados Unidos, porque no Brasil o instrutor deveria ser credenciado junto ao Detran ou mesmo a outro órgão de trânsito. Além disso, o instrutor deveria ter a CNH por mais de cinco anos. No momento, este PL está em tramitação e as autoescolas continuam funcionando normalmente.

Fonte: Pronatec

Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa

Postar um comentário

0 Comentários