Publicidade

Usar colher de madeira na cozinha é PERIGOSO? Entenda o RISCO! | Brazil News Informa

Usar colher de madeira na cozinha é PERIGOSO? Entenda o RISCO! | Brazil News Informa

Na hora de ir para a cozinha e por as mãos na massa, é completamente comum que cada pessoa conte com preferências um tanto quanto específicas sobre quais utensílios utilizar, como utilizá-los, entre demais gostos extremamente específicos.

Contudo, dentre os itens de cozinha mais comuns entre aqueles que gostam de cozinhar, está a colher de madeira. A colher de madeira ganha o coração de diversas pessoas, sejam aquelas que cozinham apenas por prazer, ou até mesmo de chefs renomados.

No entanto, de acordo com órgãos como a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a colher de madeira está longe de ser, realmente, um bom utensílio para a prática. É hora de entender o porquê disso e surpreender-se com a resposta!

Por que a colher de madeira pode não ser segura na hora de cozinhar?

Assim como dito anteriormente, na hora de cozinhar, cada um tem as suas próprias preferências. Aliás, poucas coisas no mundo são piores do que estar concentrado na cozinha e pessoas de fora virem opinar sobre o que está sendo feito, sobre o modo de preparo, entre outras coisas.

No entanto, os malefícios de utilizar a colher de madeira, na verdade, não fazem parte de uma opinião, ou seja, são fatos comprovados pela Anvisa. De forma mais clara, ainda que a preferência de muitos seja utilizar esse tipo de utensílio, ele não é nada seguro.

Melhor dizendo, a preferência por esse tipo de utensílio está justamente na praticidade que ele proporciona, como por exemplo: não arranhar panelas, ser excelente para mexer caldos, doces, entre coisas do tipo, visto que o cabo dificilmente esquenta, entre outros fatores.

Por outro lado, a madeira conta com uma grande dificuldade de higienização, de um modo geral, além de ser um material totalmente poroso, longe de ser ideal para a cozinha. Isso faz com que os utensílios de madeira tornem-se o local propício para o acúmulo de micro-organismos, o que resulta no crescimento e na proliferação.

O mesmo acontece com tábuas de madeira, que apesar de serem rústicas e interessantes, também são propensas ao mesmo problema.

Afinal, qual a melhor forma para evitar esse tipo de contaminação?

Abandonar a colher de pau pode ser doloroso para muitos, mas é totalmente necessário. Entretanto, deixar aqueles que gostam de cozinhar “na mão” também não é nada legal, e é exatamente por isso que existem algumas dicas do que fazer para substituir o utensílio.

Sem muitas delongas, a melhor opção são os utensílios de silicone. Isto é, esse tipo de utensílio conta com uma facílima higienização, bastando utilizar uma bucha com detergente e/ou sabão em barra, além de não pegar muita gordura, não grudar cheiro, entre coisas do tipo.

Outro ponto positivo desse tipo de utensílio é a facilidade em manusear, isto é, não risca as panelas, e quando são comprados com materiais de qualidade, também não passam a temperatura para o cabo. Ademais, é importante atentar-se às dicas de higienização, evitando a contaminação descrita.

Fonte: Pronatec

Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa

Postar um comentário

0 Comentários