SUPERLUA AZUL poderá ser vista dentro de 48H! Saiba como observar o fenômeno | Brazil News Informa

São fenômenos raros que só voltam a acontecer daqui há vários anos, o que torna eles ainda mais apreciados. Marque no calendário a data do próximo episódio, que vai acontecer ainda nesta semana e poderá ser observado do Brasil, trata-se da superlua azul. De acordo com informações da Nasa, a próxima só deve acontecer daqui 11 anos.
O horário exato da visualização vai depender da localização que cada pessoa se encontra, tendo em vista que o fuso horário influencia diretamente na apreciação do fenômeno. A seguir vamos entender um pouco mais sobre o episódio, conferir os horários para conseguir ver e as explicações dos astrônomos sobre o episódio.
Entenda o fenômeno
Os apreciadores da lua terão uma oportunidade única de acompanhar a passagem de um fenômeno raro, a superlua azul. Será a segunda e última superlua de 2023. Na ocasião, a lua vai estar no perigeu, o que caracteriza o ponto máximo de aproximação do satélite com a Terra. Dessa forma, a lua poderá ser vista maior e mais brilhante.
De acordo com a Dra. Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional, a superlua pode ser cheia ou nova e ocorre entre uma a seis vezes ao longo de um ano. Para entender a superlua é preciso ter em mente que a órbita da lua não é circular, mas sim elíptica, o que faz a distância entre ela e a Terra ser ora maior e ora menor, ficando mais próximas ou mais afastadas.
Quando o satélite está mais próximo da Terra, dizemos que a lua está perigeu. No momento que ela se encontra mais distante do planeta, quer dizer que está no apogeu. O satélite completa uma volta inteira na Terra a cada 27,3 dias, quando percorre quatro fases: nova, crescente, cheia e minguante.
De que horas será possível ver a superlua azul?
Será a segunda lua cheia do mês, tendo em vista que a primeira ocorreu no dia 1º de agosto. Como todas as luas cheias nascem no leste e se põem a oeste, elas podem ser vistas de qualquer lugar do país e durante toda a noite. O melhor momento para observar a superlua é após o pôr do sol ou no dia seguinte, antes do nascer do sol. É quando o satélite parece maior e apresenta variações de tonalidade.
A superlua azul vai acontecer na quarta-feira (30), quando o fenômeno poderá ser visto de todas as regiões do planeta. Para isso é preciso que as condições climáticas estejam favoráveis. No Brasil, a visualização vai ser possível às 22h35, no horário de Brasília; às 21h35 no fuso -4; às 20h35 no fuso -5 e assim por diante.
No caso do fuso -1, o fenômeno só poderá ser observado no dia 31 de agosto, às 0h35. Para os fusos seguintes (0, +1, +2, +3 e assim por diante), a superlua também será na quinta-feira. A próxima superlua azul só vai acontecer em 2032.
Fonte: Pronatec
Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa
0 Comentários