Publicidade

Picanha MAIS BARATA e churrasquinho garantido? Entenda o que está por trás da redução dos preços | Brazil News Informa

Picanha MAIS BARATA e churrasquinho garantido? Entenda o que está por trás da redução dos preços | Brazil News Informa

Não é novidade para nenhum brasileiro que a picanha é uma das iguarias mais apreciadas do país. O corte bovino, geralmente acompanhado de uma cerveja gelada, faz a alegria de muitos brasileiros nos churrascos de domingo. Afinal, trata-se de um alimento macio, suculento e saboroso. Porém, é muito caro. Nos últimos anos, a peça se tornou quase que um artigo de luxo. 

Vários fatores fizeram com que a picanha ficasse mais cara. A crise enfrentada por grandes potências mundiais foi um deles. Além disso, a pandemia do Covid-19 fez a carne subir mais – acompanhando outros itens do menu do brasileiro. Em 2023, no entanto, a peça de carne está caindo e voltando a brilhar nos churrascos de domingo. Entenda porque a carne está mais barata neste ano. 

Preço da picanha tem queda de quase 8% em 2023; entenda 

Para muita gente, a picanha é considerada um tipo de status. Consumir o prato no churrasco de domingo significa prosperidade financeira. Nos últimos tempos, no entanto, o item saiu do menu de grande parte da população. Afinal, a peça de carne ficou mais cara. Durante as eleições, a carne foi usada na campanha política de candidatos à presidência, que prometiam que os brasileiros voltariam a consumir o alimento. 

De fato, em 2023 o item ficou mais barato. Mas, isso não é algo exclusivo do corte. As carnes, de maneira geral, estão mais baratas. Existem uma série de fatores que explicam as mudanças de preço. O primeiro deles é a lei da Oferta e Procura. Quanto mais procurado um item, mais precioso e, portanto, mais caro. Quando um item é pouco procurado, seu valor é baixo. 

Durante muito tempo, a picanha era procurada pelos brasileiros. Além do sabor, o corte representa a ascensão social de uma família. No entanto, desde 2019, o corte da carne ficou mais caro. Em 2020, com a pandemia, o item ficou inacessível para grande parte da população. Então, a procura por ele diminuiu. 

Outro fator que gera impacto no valor de um produto é o consumo interno ou externo. As ações da nova gestão governamental priorizam a produção de alimentos para o mercado interno – o que é benéfico para o bolso do trabalhador. De forma geral, itens produzidos para exportação no Brasil costumam ser mais caros, quando consumidos pelos brasileiros. 

Na verdade, o aumento da demanda interna se relaciona com a oferta e procura. A procura pela picanha diminuiu, ao mesmo tempo que a produção de bovinos aumentou. 

Confira a queda no preço das carnes 

O preço da picanha varia conforme o estado. Mas, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o item caiu 7,9% no Brasil neste ano. Outros cortes seguiram o mesmo caminho. O fillet mignon, por exemplo, caiu 10,17%. Enquanto isso, a alcatra, registrou uma queda de 11,50%. 

Fonte: Pronatec

Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa

Postar um comentário

0 Comentários