Publicidade

Perigoso: 5 medicamentos que não podem ser combinados com café | Brazil News Informa

Perigoso: 5 medicamentos que não podem ser combinados com café | Brazil News Informa

Embora o café seja uma das bebidas mais populares no mundo, é importante estar ciente de que certos medicamentos podem reagir negativamente quando consumidos com cafeína. Uma pequena xícara matinal misturada com remédios pode alterar a velocidade com que eles são absorvidos pela corrente sanguínea.


Uma pesquisa realizada em 2020 revisou vários remédios e como eles foram afetados pela ingestão de café. Os resultados mostram que a bebida “afeta significativamente a absorção, distribuição, metabolismo e excreção de muitos medicamentos”. Isso significa que beber café ao mesmo tempo que toma o remédio pode afetar sua funcionalidade.

A cafeína é uma substância estimulante encontrada no café e pode interagir com os ingredientes ativos de diversos medicamentos, afetando seus resultados e aumentando o risco de efeitos colaterais.

Professora da Universidade de Brasília e doutora em ciências farmacêuticas, Débora Santos ensina que o intervalo entre o consumo da cafeína e do remédio também influencia. “Não precisa cortar 100% o consumo, alguns medicamentos podem ser tomados com café se tiver intervalo. Por exemplo, beber café de manhã e o remédio à noite, mas o ideal é sempre buscar informações com o médico ou algum farmacêutico”, explica.

“Tem medicamentos em que a cafeína interfere na absorção”, diz a professora.

Pessoa segurando vários medicamentos

Medicamentos como ciprofloxacino e levofloxacino, usados para tratar infecções bacterianas, podem ter sua absorção reduzida quando ingeridos junto com cafeína. Canva

Robux para suas aventuras

O café e outras bebidas com cafeína podem afetar a forma como seu corpo reage a antidepressivos. Alguns medicamentos, como fluvoxamina, amitriptilina, escitalopram e imipramina, ao ter contato com quantidades de café, sofrem redução na quantidade de medicamento que é absorvido pelo corpo.

A professora Débora Santos explica como nosso organismo pode reagir a essa combinação. “A maioria dos medicamentos com ação sedativa podem sofrer interferência da cafeína, pois ela estimula o funcionamento cerebral. A pessoa com ansiedade já tem um cérebro interativo, então, a cafeína pode aumentar esses sintomas”, explica.

Medicamentos para resfriado ou alergia

Os medicamentos para resfriados ou alergias costumam conter estimulantes do sistema nervoso central, como a pseudoefedrina, e o café também é um estimulante. Misturar os dois pode aumentar sintomas como inquietação e dificuldade de dormir.

Alguns remédios para alergia, como a fexofenadina, também são prejudiciais se misturados com café. A combinação pode estimular o sistema nervoso central, aumentando os sintomas de excitação.

Remédio para pressão alta

A hipertensão é a doença crônica mais comum entre os brasileiros. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 38 milhões de pessoas sofrem com o problema. Paralelo a isso, o país também é apaixonado pelo consumo de café.

Remédios para controlar a pressão arterial, como a felodipina, perdem sua eficácia total ao misturado com cafeína, pois impede que o medicamento seja absorvido pelo corpo.

Medicamentos para asma

A asma é uma doença crônica que afeta os pulmões, deixando as vias respiratórias inflamadas e irritadas. No Brasil, 20 milhões de pessoas sofrem desse mal. Em 2021, o SUS registrou cerca de 1,3 milhão de atendimentos a pacientes com o problema.

A enfermidade é tratada com broncodilatadores, que atuam relaxando as vias aéreas e facilitando a respiração, mas que apresentam efeitos colaterais como dor de cabeça, inquietação, dor de estômago e irritabilidade. Consumir café ou outras bebidas ricas em cafeína pod aumentar o risco destes efeitos secundários.

Medicação para diabetes

Estudos mostram que a cafeína pode piorar os sintomas em pessoas com diabetes. Ingerir qualquer bebida com cafeína, como café, pode aumentar os níveis de insulina e de açúcar no sangue, de acordo com um estudo publicado pela American Diabetes Association.

Fonte: Metrópoles

Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa

Postar um comentário

0 Comentários