Perdeu o Bolsa Família? Saiba como RECUPERAR e evitar o CANCELAMENTO do benefício ANTES que seja TARDE | Brazil News Informa

O Governo Federal acabou de anunciar mais uma etapa do chamado “pente-fino” do Bolsa Família. O objetivo desse novo pente-fino é cortar todos os benefícios que estejam descumprindo as normas impostas pelo Governo Federal, evitando repasses indevidos.
Apesar dos cortes do Bolsa Família já estarem sendo anunciados há um bom tempo, diversos titulares estão sendo pegos de surpresa em relação ao veto. De acordo com o Governo Federal, somente nos últimos dias, mais de 900 mil benefícios foram vetados.
Felizmente, aqueles que passaram pelo veto ainda podem contar com uma segunda chance para que seja possível recuperar as parcelas. No entanto, isso exige enorme atenção, visto que, caso o prazo não seja devidamente respeitado, o veto será definitivo e inviabilizará os futuros repasses do Bolsa Família.
Entenda o que é preciso para recuperar o benefício do Bolsa Família após o veto das parcelas
Antes de mais nada, é preciso ter em mente que o benefício só poderá ser recuperado por aqueles que cumprirem todos os requisitos de concessão. Isto é, aqueles que perderam as parcelas por algum motivo que inclua o não preenchimento de algum requisito obrigatório, infelizmente, seguirão de fora dos repasses.
Por outro lado, aqueles que sofreram o veto apenas por alguma inconsistência nos dados, mas que ainda cumprem todas as regras que garantem não só a concessão, mas também a permanência, ainda podem contar com a reanálise, garantindo que os valores sejam recuperados.
Essas condições são aplicadas porque o objetivo é justamente garantir que somente aqueles que realmente possam receber o benefício estejam na folha de pagamentos. Ainda é válido ressaltar que o Governo Federal identificou, no início do ano, milhões de pagamentos ofertados de forma irregular.
De forma mais clara, essa irregularidade impossibilita que aqueles que realmente têm necessidade recebam, enquanto outros recebem de forma inviável. Mais um ponto importante é que há a possibilidade de recebimento das parcelas retroativas.
Isto é, isso significa que todo beneficiário que passou pelo veto, mas recorreu e conseguiu recuperar o benefício, poderá receber os valores retroativos correspondentes ao tempo em que as parcelas foram suspensas.
Saiba qual o processo necessário para garantir a reanálise
Conseguinte às informações dispostas, fica claro que existe um processo necessário para que o benefício volte a ser ofertado. Esse processo, inclusive, implica que o Governo Federal faça uma reanálise do benefício, considerando todos os dados não só dos titulares, mas também dos dependentes.
Para que seja possível solicitar essa reanálise, portanto, é preciso dirigir-se até um dos pontos físicos do CRAS, o Centro de Referência de Assistência Social. Isso porque o órgão é responsável por avaliar as condições de cada família, e existe pelo menos uma unidade em cada município.
Ao dirigir-se ao CRAS, portanto, é preciso portar todos os documentos pessoais dos titulares e dos dependentes. Em seguida, será preciso assinar um termo de compromisso, o que garante a veracidade de todas as informações ali dispostas.
Por fim, a última etapa consiste em cumprir as regras de permanência, como a frequência escolar das crianças, a apresentação do cartão de vacinação, o acompanhamento nutricional das crianças e o acompanhamento gestacional das grávidas. O prazo para a atualização dos dados é de 30 dias após o corte, e o Governo tem até 60 dias para retomar os valores.
Fonte: Pronatec
Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa
0 Comentários