O seu CPF pode estar cadastrado em celular de ESTRANHOS e você não sabe; veja como descobrir | Brazil News Informa

É possível inscrever um CPF somente uma única vez e pode se cadastrar qualquer pessoa natural, independente da sua nacionalidade ou idade. Cada cidadão conta com um número de inscrição única composta por 11 dígitos decimais, sendo pessoal e intransferível no decorrer de toda a sua vida.
No entanto, o que muita gente não sabe é que esse documento tão importante para os brasileiros pode estar cadastrado no celular de desconhecidos. Portanto, confira a seguir como saber se o seu CPF se encontra em um aparelho não reconhecido por você!
Como descobrir se o seu CPF está cadastrado no celular de estranhos?
Atualmente, o número dos documentos dos brasileiros são baseados em uma série de dados. A facilidade de acesso a algumas delas faz com que as nossas informações possam acabar ficando vulneráveis a golpes, onde os golpistas utilizam o seu CPF para criar linhas telefônicas ou clonar chips, por exemplo.
Para lidar com esse problema, as empresas de telefonia Algar, Claro, Vivo, TIM e Sercomtel se uniram em junto com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para possibilitar que os seus clientes consigam verificar se existem números desconhecidos que estão associados aos seus CPFs nas prestadoras.
Se a confirmação for positiva, a pessoa precisará solicitar o cancelamento da sua linha com em conjunto com a sua operadora. É importante ressaltar que a consulta se encontra disponível apenas para as linhas pré-pagas. Dessa forma, as pós-pagas não têm direito a aproveitar o benefício.
Além disso, o CPF se caracteriza enquanto um dos documentos mais importantes para os cidadãos brasileiros, de forma que se faz necessário estar por dentro do que acontece com o seu documento. Logo, se você receber a afirmação de que o seu CPF está sendo utilizado para golpes, entre em contato com a operadora e resolva o problema o mais rápido possível.
Passo a passo para consultar se o seu CPF está sendo usado no celular de um estranho
O projeto de consulta ao CPF das operadas em conjunto com a Anatel começou em 2019 e a etapa inicial de atualização cadastral em linhas pré-pagas funciona para as linhas ativas ao redor de todo o território nacional. Hoje em dia, a base de dados recebe uma atualização mensal e qualquer brasileiro pode usar o serviço.
O processo para realizar a consulta é bastante simples e basta seguir o passo a passo:
- Em primeiro lugar, é necessário entrar no site cadastropre.com.br;
- Em seguida, clique na opção “Consultar”;
- Após este procedimento, será solicitado e o seu CPF, após inseri-lo, basta clicar em “Consultar”;
- Se houver alguma linha vinculada ao seu CPF, a confirmação será exibida na tela.
Fonte: Pronatec
Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa
0 Comentários