NÃO PERCA seu Bolsa Família: aprenda AGORA como evitar ser CORTADO do programa | Brazil News Informa

O governo federal brasileiro oferece um grande número de benefícios sociais para a população de baixa renda por meio de programas de assistência social e transferência de renda, como é o caso do Bolsa Família. O benefício em questão foi instituído por meio da Medida Provisória 132, em 2003, que no ano seguinte já se tornou lei. O responsável pela criação do programa foi Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que na época cumpria o seu primeiro mandato de presidente da República.
O programa de transferência de renda foi criado com o propósito primordial de colocar fim ao ciclo geracional de pobreza e extrema pobreza que faz parte da realidade de um grande número de famílias brasileiras. Para que esse objetivo possa ser cumprido, são feitas transferências condicionadas mensais de saúde, renda e educação por parte da Caixa Econômica Federal. Além disso, para ter acesso ao Bolsa Família, é necessário que as famílias tenham renda mensal per capita de até R$ 218 e que tenham cadastro no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
É importante enfatizar que as famílias precisam estar atentas em relação aos seus dados do Bolsa Família para que não venham a ter o benefício cancelado pelo governo. Portanto, continue na matéria para saber quais são os cuidados necessários para não ter os valores bloqueados!
Cuidados para não perder o direito ao Bolsa Família
Em fevereiro deste ano, o governo federal brasileiro realizou um pente-fino para que fosse possível identificar os beneficiários do Bolsa Família que estavam tendo acesso ao programa de forma indevida. Com isso, um grande número de famílias tiveram o seu benefício bloqueado ou cancelado. Atualmente, o governo continua fazendo as revisões e os beneficiários devem estar atentos para não perderem o direito ao programa.
Sendo assim, é de extrema importância manter os dados do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) atualizados. Para realizar este procedimento, é necessário que o responsável familiar vá até um CRAS (Centro de Referência e Assistência Social). Além disso, a recomendação é que a atualização seja feita a cada dois anos ou todas as vezes em que houver alguma mudança na famílias, como morte ou nascimento de algum membro.
Calendário do Bolsa Família de agosto
As parcelas do Bolsa Família costumam ser pagas nos últimos dez dias do mês pela Caixa Econômica Federal. O calendário de pagamentos segue a ordem do número final do NIS (Número de Inscrição Social) dos beneficiários. Neste mês de agosto, os pagamentos serão feitos entre os dias 18 a 31 de agosto, na seguinte ordem:
- NIS final 1: 18 de agosto;
- NIS final 2: 21 de agosto;
- NIS final 3: 22 de agosto;
- NIS final 4: 23 de agosto;
- NIS final 5: 24 de agosto;
- NIS final 6: 25 de agosto;
- NIS final 7: 28 de agosto;
- NIS final 8: 29 de agosto;
- NIS final 9: 30 de agosto;
- NIS final 0: 31 de agosto.
Fonte: pronatec
Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa
0 Comentários