Publicidade

Cuidado MÁXIMO: saiba quais bancos passarão a cobrar a TAXA DE INATIVIDADE das contas | Brazil News Informa

Cuidado MÁXIMO: saiba quais bancos passarão a cobrar a TAXA DE INATIVIDADE das contas | Brazil News Informa
A taxa de inatividade nas contas já existe há algum tempo. Muitos bancos, principalmente os digitais, a utilizam. De forma geral, quando a pessoa não realiza nenhum tipo de movimentação, as instituições financeiras passam a cobrar uma manutenção mensal. Em alguns casos, existe até mesmo a possibilidade da pessoa perder a sua conta. Portanto, é necessário tomar cuidado com a inatividade. 

Vale destacar que a prática não é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor – desde que esteja no contrato ou que o banco avise com antecedência. Então, não há nada que possa ser feito – a não ser uma movimentação ou pagar a taxa definida pela instituição financeira. Continue lendo esta matéria para saber quais bancos passam a cobrar a taxa de inatividade. 

O que é a taxa de inatividade e quais bancos a cobram? 

Antes de mais nada, é importante deixar claro que a taxa de inatividade atinge, principalmente, os bancos virtuais. Conforme já mencionado, ela é cobrada quando o cliente fica por longos períodos sem movimentar a própria conta. Os bancos, então, passam a cobrar uma taxa mensal que varia de acordo com a instituição financeira. A verdade é que muitos brasileiros acabaram criando uma série de contas em diversos bancos nos últimos anos. 

É normal que uma mesma pessoa seja cliente de 4 ou até mais instituições financeiras. Naturalmente, ela não consegue dar conta de movimentar tudo. E, em algumas situações, acaba dando preferência para determinado banco. Por essa razão, as fintechs optam por cobrar uma taxa de manutenção. Vale destacar que o processo de abertura em um banco digital é prático e seguro – demora cerca de 15 minutos. Então, muitos brasileiros optam pela modalidade para aproveitar as vantagens. 

Afinal, quais bancos vão cobrar ? 

Desde 23 de julho deste ano, o PicPay passou a cobrar uma taxa de inatividade. Os clientes que não movimentam a conta por 360 dias podem ter que pagar uma taxa de R$ 10. Portanto, é importante verificar se você tem dinheiro na carteira digital. 

O outro banco que aderiu à modalidade foi o Itaú. Neste caso, a instituição financeira vai cancelar a conta do cliente. Antigamente, o tempo de inatividade para que o banco cancelasse a conta era de 6 meses. Contudo, a partir do dia 8 de agosto deste ano, será de 3 meses. Vale destacar que envio de dinheiro para carteiras virtuais não é considerado como transação pelo banco. Ou seja, se o cliente só realizar essa movimentação pode ter sua conta cancelada. 

Existem outros bancos que cobram? 

Sim. A verdade é que grande parte das fintechs cobram uma taxa de inatividade. Afinal de contas, é comum que os brasileiros tenham conta em diversos bancos digitais. Portanto, é necessário conferir quais são as regras do banco ao abrir uma conta. Caso a pessoa seja obrigada a arcar com taxas de diferentes bancos, ela pagará uma fortuna. 

Fonte: Pronatec

Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa

Postar um comentário

0 Comentários