Publicidade

CNH gratuita para mulheres? Como faço para me INSCREVER? | Brazil News Informa

CNH gratuita para mulheres? Como faço para me INSCREVER? | Brazil News Informa

Não deve ser nenhum tipo de surpresa, que o Brasil é um país de grandes desigualdade. Aqui em terras brasileiras, por exemplo, conseguimos enxergar perfeitamente como a desigualdade social faz com que milhões de cidadãos do país passem por dificuldades extremas. Entretanto, este está bem longe de ser o tópico mais preocupante com o qual devemos lidar.

Além disso, a desigualdade de gênero que a nossa sociedade apresenta também faz com que incontáveis mulheres passem por situações terríveis. Porém, felizmente o governo federal brasileiro possui algumas iniciativas que buscam melhorar este cenário. Uma destas iniciativas pode fornecer a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuita para mulheres. Continue a leitura para saber mais!

Entenda finalmente como é que a CNH funciona

Com toda a certeza, a Carteira Nacional de Habilitação é um dos principais documentos que existem aqui em terras brasileiras. Afinal de contas, a carteira de habilitação possui funções que vão para muito além de apenas a identificação do seu portador. Obviamente, a CNH funciona como um documento de identificação. Isso pode ser feito, pois a carteira de motorista conta com a foto do portador, assim como dados importantes como o seu Registro Geral (RG), data de nascimento e nome completo.

Entretanto, a identificação não o único e nem o principal objetivo da CNH. Isso pois, este documento é a única documentação brasileira que é capaz de comprovar que um cidadão residente em nosso país pode conduzir um veículo automotor terrestre. O levantamento mais recente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) indica que mais de 70 milhões de cidadãos brasileiros possuem uma carteira de motorista.

Embora esta quantia de pessoas realmente seja significativa, muitos ainda podem não entender como a documentação funciona. Por isso, vamos detalhar algumas características importantes a respeito da CNH. Primeiramente, é importante enfatizar que existem diferentes categorias do documento. Isso porque, cada veículo demanda habilidades diferentes do condutor. Hoje em dia, as categorias se separam em A, B, C, D e por fim, E.

Outro detalhe importante sobre o documento é que ele pode ser suspenso pelas autoridades. Caso o motorista não se comporte no trânsito ele pode receber multas e pontos. O acúmulo de multas implica neste tipo de penalidade. Já os pontos funcionam diferentemente. Cada infração (seja ela leve, média, grave, ou gravíssima) é penalizada com uma quantidade x de pontos na CNH. Ao atingir 40 pontos, o condutor perde sua documentação.

Mulheres podem conseguir CNH gratuita? Entenda

Como já vimos nesse mesmo texto, as mulheres do nosso país ainda passam por muitas dificuldades por conta do sexismo. Mas, felizmente existem instituições que se comprometem em diminuir a diferença de tratamento que mulheres e homens recebem no Brasil. E ação mais recente a beneficiar a classe feminina brasileira, vai poder garantir a Carteira Nacional de Habilitação gratuitamente para nossas mulheres.

Uma nova parceria entre a Organização Não Governamental (ONG) Plano de Menina e a grande empresa Chevrolet, vai fornecer a documentação de forma completamente gratuita para mulheres brasileiras. Mas, é preciso ter atenção! A iniciativa tem como principal foco capacitar mulheres periféricas e pobres.

Então, quem não se enquadra nesta descrição infelizmente não vai poder participar do programa. Lembrando que para ter a CNH é necessário possuir pelo menos 18 anos de idade. Inscrições podem ser feita no formulário (Inscrição).

Entenda definitivamente todo o mistério por trás da novas categorias da CNH

Há não muito tempo, os condutores brasileiros foram surpreendidos por uma série de mudanças voltadas à Carteira Nacional de Habilitação. Todas essas mudanças têm como foco garantir mais segurança para o documento, além de novas modalidades voltadas aos condutores.

No entanto, dentre todas as mudanças, algumas têm chamado mais a atenção dos motoristas e gerado uma série de dúvidas. Trata-se, portanto, das novas categorias presentes no documento, como por exemplo:
  • A1
  • B1
  • C1
  • Entre outras
Contudo, essas categorias apenas seguem um padrão de fiscalização internacional, que aponta coisas como a potência do motor do veículo, entre outros fatores. Ou seja, em nada altera para o condutor local.

Fonte: Pronatec

Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa

Postar um comentário

0 Comentários