Publicidade

CANCELAMENTO DO BOLSA FAMÍLIA PARA BENEFICIÁRIOS QUE SE NEGAREM A FAZER ESTE PROCEDIMENTO | Brazil News Informa

CANCELAMENTO DO BOLSA FAMÍLIA PARA BENEFICIÁRIOS QUE SE NEGAREM A FAZER ESTE PROCEDIMENTO | Brazil News Informa

Os mais de 20 milhões de beneficiários do novo Programa Bolsa Família recebem mensalmente valores pagos pelo governo federal com o objetivo de auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade social com as despesas básicas e frequentes, como alimentação e moradia, por exemplo. No entanto, para se manter no programa social recebendo, existem diversas obrigações que devem ser cumpridas.

Isso porque o novo programa de transferência de renda possui diversas regras e exigências que foram criadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que administra o programa, para garantir que só receberão o benefício mensal as famílias que realmente precisam e para estimular a igualdade social, que é um dos objetivos do programa.

Cancelamento do Bolsa Família

Sendo assim, foi iniciado ainda no começo desse ano a Averiguação Cadastral Unipessoal 2023, que está verificando as informações cadastrais dos beneficiários unipessoais do novo Bolsa Família, que são aqueles que moram sozinhos. Esse processo é necessário porque há suspeitas de que boa parte dos unipessoais do programa tenha mentido que mora sozinho apenas para garantir o recebimento.

Por isso, o governo federal dividiu todos os beneficiários unipessoais em grupos que foram montados segundo a data em que cada um entrou na folha de pagamentos do programa, e desde o começo desse ano, mês a mês, vem bloqueando um desses grupos, até que todos sejam bloqueados. Após o bloqueio, o beneficiário unipessoal tem até dois meses para atualizar o cadastro e comprovar que mora sozinho.

Essa atualização precisa ser realizada em um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou na área da prefeitura responsável pelo programa social. É necessário que o beneficiário bloqueado apresente documento de identificação com foto, comprovantes de renda e residência atualizados e assine um termo de responsabilidade afirmando que de fato mora sozinho e que as informações são verdadeiras.

Dessa forma, o governo espera identificar os falsos unipessoais do novo Bolsa Família e só manter na folha de pagamentos do programa aqueles que realmente moram sozinhos. Isso porque, após a atualização, o cadastro da família é revisado novamente, e aqueles que apresentarem irregularidades são cancelados ao final do prazo de dois meses, enquanto os demais são desbloqueados.

Novo procedimento a ser feito para não perder o Bolsa Família

Por este motivo, é importante destacar que o governo tem enviado para os beneficiários mensagens nos aplicativos Bolsa Família e Caixa Tem avisando sobre o bloqueio ou convocando para a atualização cadastral unipessoal. Em ambos os casos, o beneficiário deve procurar um CRAS em no máximo dois meses para evitar ser cancelado e perder o benefício.

Em mensagem enviada em julho e reenviada neste mês de agosto para um grupo de beneficiários unipessoais do programa, o Ministério do Desenvolvimento Social informou que atualização deve ser realizada até o dia 15 de setembro para evitar cancelamento em outubro. Portanto, procure nos apps do programa pela notificação, e se recebeu, realize o procedimento para evitar perder o benefício.

Bolsa Família agosto

Por fim, vale destacar que os pagamentos desse mês de agosto do novo Programa Bolsa Família já tem data para acontecer. Segundo o calendário oficial divulgado pelo governo federal, as famílias devem receber entre os dias 18 e 31 de agosto, segundo o n´mero final do NIS de cada uma. Confira as datas abaixo:

  • NIS de final 1 – depósito na conta em 18 de agosto;
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 21 de agosto (valores serão disponibilizados no sábado, dia 19/08);
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 22 de agosto;
  • NIS de final 4 – depósito na conta em 23 de agosto;
  • NIS de final 5 – depósito na conta em 24 de agosto;
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 25 de agosto;
  • NIS de final 7 – depósito na conta em 28 de agosto (valores serão disponibilizados no sábado, dia 26/08);
  • NIS de final 8 – depósito na conta em 29 de agosto;
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 30 de agosto;
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 31 de agosto.

Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa

Postar um comentário

0 Comentários