Publicidade

Ainda dá tempo de SACAR o PIS/Pasep em 2023: confira o passo a passo | Brazil News Informa

Ainda dá tempo de SACAR o PIS/Pasep em 2023: confira o passo a passo | Brazil News Informa

O PIS e o Pasep são iniciativas governamentais brasileiras que visam o incentivo ao trabalhador e servidor público. Criados para promover a distribuição de recursos e fomentar o desenvolvimento social, ambos os programas operam como contribuições aos profissionais brasileiros.

Afinal, visam fortalecer a proteção ao empregado e o servidor público. Além disso, estas iniciativas vêm oferecendo benefícios fundamentais para o bem-estar econômico e social do país. Por isso, na matéria a seguir, veja que ainda dá tempo de sacar o PIS/Pasep em 2023. Não perca mais tempo!

Instituição do PIS/Pasep

O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) são dois importantes programas sociais do Brasil criados para promover o bem-estar dos trabalhadores do setor privado e dos servidores públicos, respectivamente. Ambos têm como objetivo incentivar a distribuição de recursos e contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país.

O PIS foi instituído em 1970 com o intuito de integrar o trabalhador ao desenvolvimento da empresa e ao crescimento da economia. Ele é destinado aos empregados do setor privado que estão cadastrados no Programa e que atendam a alguns critérios, como ter recebido uma média mensal de até dois salários mínimos no ano anterior e ter trabalhado pelo menos 30 dias com carteira assinada no mesmo período. O valor do benefício é proporcional ao tempo de trabalho e é pago através da Caixa Econômica Federal.

Já o Pasep tem como objetivo contribuir para a formação do patrimônio dos servidores públicos. Ele se destina aos funcionários públicos civis e militares, e o pagamento é feito pelo Banco do Brasil. Além disso, ele segue critérios similares aos do PIS. Isto porque considera o tempo de serviço e o valor recebido como remuneração.

O abono salarial é um pagamento anual, equivalente a um salário mínimo, que visa complementar a renda do trabalhador de baixa renda e estimular a participação desses profissionais no mercado de trabalho formal.

Ainda dá tempo de sacar

Em resumo, o PIS/Pasep são programas sociais importantes para garantir o bem-estar e a proteção social dos trabalhadores brasileiros, estimulando a formalização do emprego, contribuindo para a distribuição de renda e fomentando o desenvolvimento econômico do país. Essas iniciativas têm desempenhado um papel significativo na redução da desigualdade social e na promoção da inclusão financeira no Brasil.

Portanto, em alguns dias, acabará o prazo para cerca de 10 milhões de trabalhadores resgatarem o saque do PIS/Pasep. Afinal, no ano de 2019, ocorreu transferências do saque destes programas para as contas do FGTS. Com isso, passou-se a permitir que todos trabalhadores pudessem receber o benefício sem limitações.

Assim sendo, o recebimento em questão se trata de um direito para quem atuou de carteira assinada de 1971 a 1988. Em outras palavras, isso quer dizer que não possui relação com o pagamento anual corriqueiro para os trabalhadores formais.

Por isso, para realizar tal saque, basta utilizar o aplicativo do FGTS ou ir até uma agência da Caixa, até o dia 5 de agosto. O valor, que não é fixo, pode chegar a 3 mil reais para certos trabalhadores. Vale lembrar que, caso ultrapasse o prazo de recebimento, o cidadão deverá apresentar uma solicitação administrativa em até 10 anos para sacar o dinheiro, o que demandará mais burocracia.

Isto é, evite problemas futuros com o PIS e o Pasep, pois ainda dá tempo de sacar!

Fonte: Pronatec

Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa

Postar um comentário

0 Comentários