Publicidade

Afinal, o REAL vai acabar? Entenda o que pode acontecer no Brasil! | Brazil News Informa

Afinal, o REAL vai acabar? Entenda o que pode acontecer no Brasil! | Brazil News Informa

Todo o brasileiro conhece o Real. Afinal de contas, trata-se da Unidade Monetária Nacional vigente. Para muitos brasileiros que nasceram antes de 1994, não é possível lembrar com muitos detalhes da vida anterior à moeda. De forma geral, a inflação dominava o país com a subida de preços assustando o bolso dos brasileiros em vários momentos de um mesmo dia. 

O então presidente Itamar Franco precisou tomar uma medida drástica para acabar com a hiperinflação. Em fevereiro daquele ano, assinou a MP (Medida Provisória) que criou o Plano Real, estabelecendo a moeda no país e aprovando uma série de reformas econômicas. Diferente das 6 moedas já usadas no final do século XX para combater a inflação, o plano de Itamar Franco deu certo. Até hoje, usamos a mesma Unidade Monetária Nacional, mas para algumas pessoas, isso está prestes a acabar. 

Afinal, o Real vai acabar ? Entenda 

Antes de tratar do Real, é importante ter um panorama da economia mundial dos dias de hoje. No final da década de 1990, a nova moeda possibilitou que o Brasil crescesse, atingindo níveis econômicos incríveis. Durante os mandatos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), o Brasil passou por um processo de abertura econômica, o que fortaleceu ainda mais a moeda nacional. 

Mais para frente, as políticas públicas de combate à desigualdade social de Lula (PT) fizeram com que o Brasil se tornasse exemplo de um país em desenvolvimento. Mas, isso não ocorreu por aqui. Na verdade, existem nações que cresceram ainda mais do que o Brasil. Depois de muito tempo no regime socialista, a Rússia se abre para uma economia capitalista e se torna uma potência nuclear e econômica. O mesmo aconteceu com a China, que passou a dominar os mercados globais. 

Junto com a Índia e a África do Sul, esses países criaram o Brics, um bloco econômico de países em desenvolvimento. O nome faz referência ao Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Com o crescimento da China nos últimos anos, é a primeira vez que um bloco econômico é capaz de acabar com a hegemonia do dólar. Para tal, no entanto, será necessário criar uma moeda única para o Brics – que não será o Real. 

Vale destacar que o bloco aprovou a entrada de outros países, como Argentina e Arábia Saudita. Outra mudança é a moeda única que está sendo estudada pelos países. Mas, isso não significa que o Real vai deixar de existir. 

O Real não vai deixar de existir e continua como a moeda oficial do país. A moeda do Brics ainda não entrou em vigor. Caso isso aconteça, será usada, apenas, para transações comerciais internacionais. Dessa forma, será possível acabar com a hegemonia do dólar, gerando uma melhora na economia dos países que adotarem a nova moeda. 

Fonte: Pronatec

Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa

Postar um comentário

0 Comentários