Publicidade

Afinal, o 14º salário do INSS será pago em 2023? Tire suas dúvidas! | Brazil News Informa

Afinal, o 14º salário do INSS será pago em 2023? Tire suas dúvidas! | Brazil News Informa

Muito tem se falado a respeito do pagamento do 14º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Apenas em uma breve pesquisa relacionada ao termo, as pessoas encontram dezenas de informações nas páginas da web. Em meio aos resultados, a ansiedade dos aposentados e pensionistas do INSS cresceu significativamente no Brasil. Afinal, quem não gostaria de receber o pagamento extra de um salário?

Aliás, muitos beneficiários do INSS chegaram a fazer planos para o uso do dinheiro extra. Contudo, este valor nunca chegou, de fato, às mãos dos brasileiros. Falando nisso, existe toda uma expectativa em torno do pagamento do benefício. Esse cenário expõe os beneficiários do INSS a diversos golpes, logo, é preciso tomar cuidado para não cair em golpes. Até porque o Governo Federal ainda não confirmou o pagamento do 14º salário. A seguir, saiba mais sobre.

Entenda a possibilidade de pagamento do 14º salário do INSS

Tramita na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que visa implementar o pagamento do 14º salário aos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social. Estamos falando do PL 4.367/20. A ideia é criar um abono anual em favor dos aposentados e pensionistas do Regime Geral de Previdência Social.

A apresentação do projeto ocorreu há quase três anos, mais precisamente, em 26 de agosto de 2020. Embora esteja há bastante tempo na Câmara, não existem expectativas para que haja qualquer movimentação em 2023. A saber, o autor do projeto é o deputado Pompeo de Mattos (PDT/RS).

O texto permanece no Congresso Nacional e a última ação em trâmite, descrita no site da Câmara dos Deputados, ocorreu no dia 17 de junho de 2022. No momento, o projeto aguarda criação de comissão temporária pela Mesa Diretora. Apesar de o desejo dos aposentados e pensionistas consista na aprovação deste projeto o quanto antes, não há qualquer expectativa sobre isso em 2023.

Custos ao Governo Federal

Apesar de estar sendo estudada pelo Governo Federal, ainda não houve qualquer aprovação sobre o tema. Se aprovado, o pagamento do 14º salário do INSS iria injetar mais recursos na economia brasileira, o que beneficiaria os mais vulneráveis. Como o projeto de lei foi proposto em 2020, ano da pandemia da covid-19, seu objetivo consistia em ajudar os aposentados e pensionistas do INSS naquele momento de crise.

Mesmo com a melhora do quadro sanitário do país, muitos parlamentares ainda defendem a ideia do pagamento da parcela extra. A princípio, a medida deverá atingir cerca de 33 milhões de pessoas, de acordo com as estimativas. Por sua vez, o impacto financeiro seria de aproximadamente R$ 50 bilhões.

Apesar das vantagens, há um grande problema. O Governo Federal não tem recursos para o pagamento desse valor, ainda mais em 2023, ano em que o governo liderado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aumentou de maneira significativa os gastos para manter o pagamento turbinado dos benefícios sociais.

Por fim, é importante mencionar que os segurados que recebem Renda Mensal Vitalícia (RMV) e Benefício de Prestação Continuada (BPC) estariam de fora da parcela extra. Com isso, dos 37 milhões de beneficiários do INSS que poderiam receber o 14º salário, apenas 33 milhões seriam contemplados.

Fonte: Pronatec

Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa

Postar um comentário

0 Comentários