A dúvida ACABOU: veja QUANDO será pago o abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2022 | Brazil News Informa

Com os últimos meses de 2023 se aproximando e a chegada do ano de 2024 cada vez mais perto, as expectativas para os repasses aos cidadãos locais estão cada vez mais assíduas. Isso porque, como é de conhecimento geral, anualmente, é comum que existam diferentes pagamentos dispostos aos trabalhadores brasileiros.
Esse é justamente o caso do PIS/Pasep, benefício destinado para aqueles que atuam de acordo com todas as regras impostas pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT. No entanto, ainda que o benefício tenha um repasse anual, parte dos valores estão em atraso.
Para melhor entender, o calendário do PIS/Pasep passou por um atraso de 2 anos, tendo em vista o pico da pandemia que impossibilitou os repasses. Felizmente, aqueles que atuaram em 2022 já têm data prevista para o PIS/Pasep 2024. É hora de conferir quem poderá receber!
PIS/Pasep 2024: acabou a espera! Quem poderá receber o abono salarial?
Todos os trabalhadores formais brasileiros estão cientes do direito de receber o abono salarial do PIS/Pasep. O pagamento serve como uma forma de incentivo aos trabalhadores, além de um meio de bonificar aqueles que exerceram devidamente suas atividades em um determinado ano-base.
Para melhor entender, esse “ano-base” é o nome dado ao ano em que o trabalhador exerceu suas atividades com vigência para receber o PIS. Em 2023, por exemplo, os pagamentos foram destinados para o ano-base de 2021, ou seja, quem atuou no período descrito pôde receber o devido repasse.
Agora, em relação ao atraso do calendário, isso aconteceu durante os anos de 2020 e 2021, marcados pelo pico da pandemia. Durante esse período, o Governo Federal precisou destinar os repasses que seriam do PIS para o Auxílio Emergencial, o que gerou um atraso nos pagamentos.
Dessa forma, sem mais espera, o calendário do PIS/Pasep 2024 será inciado em alguns meses, e poderão receber aqueles que:
- Trabalharam durante o ano de 2022;
- Exerceram as atividades em 2022 por, no mínimo, 30 dias;
- Estão inscritos no PIS/Pasep por, pelo menos, 5 anos;
- Estão com todos os dados devidamente cadastrados e atualizados no sistema – o que é responsabilidade do empregador.
Qual o valor do pagamento e quando será o início do calendário oficial?
Entre as diversas dúvidas que cercam os repasses do PIS/Pasep, uma delas está voltada para o valor do pagamento do abono salarial. Antecipadamente, cabe dizer que o valor leva em conta o salário mínimo atual, ou seja, até o momento, ainda é indefinido.
Normalmente, o salário mínimo passa por um reajuste a cada ano, e o reajuste é proposto ainda durante o mês de janeiro. No ano de 2023, por exemplo, os repasses estão levando em conta o salário de R$ 1.320, assim, para calcular quanto cada um recebe, é preciso:
- Dividir R$ 1.320 por 12, o que corresponde aos meses do ano;
- Multiplicar o valor obtido pelos meses trabalhados em 2022.
É válido pontuar que esse cálculo leva em conta o salário vigente em 2023, logo, será preciso substituí-lo pelo salário de 2024, mas o cálculo segue o mesmo. Além disso, o repasse máximo leva em conta dois salários mínimos, então, quem recebe os 2 salários deve considerar a somatória na hora do cálculo.
Por fim, o calendário oficial costuma ter início durante o mês de fevereiro, o que indica que será preciso aguardar a liberação das datas oficiais.
Fonte: Pronatec
Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa
0 Comentários