Você pode ter dinheiro ESQUECIDO nos bancos e NÃO sabe: aprenda a consultar | Brazil News Informa
O Banco Central do Brasil, que também é popularmente conhecido pela sigla BC, consiste em uma autarquia que funciona de forma autônoma e integra o Sistema Financeiro Nacional. Foi criado em dezembro de 1964 e, de forma similar aos demais bancos centrais ao redor do mundo, a instituição é uma das maiores autoridades monetárias do Brasil.
Diante disso, o Banco Central cumpre diversas funções e também oferece o Sistema de Valores a Receber (SVR), que se caracteriza enquanto um serviço onde os cidadãos podem consultar se possuem algum dinheiro esquecido em instituições financeiras e consórcios. Caso tenha valores disponíveis, ainda é possível solicitar a retirada da quantia.
No entanto, um grande número de pessoas costuma ter dinheiro esquecido e não sabe. Portanto, confira a seguir como realizar a consulta para descobrir se você tem dinheiro disponível nos bancos!
Como consultar o Sistema de Valores a Receber (SVR)?
Muitas pessoas não sabem, mas existe a possibilidade de ter dinheiro esquecido em contas bancárias que não estão abertas há muito tempo e simplesmente caíram no esquecimento. Diante disso, se você possui dúvidas a respeito da existência de dinheiro pendente no seu nome, existem algumas formas de descobrir se há algum valor esquecido em uma instituição financeira.
Uma maneira bastante simples de verificar se você possui dinheiro esquecido no seu nome é por meio da consulta nos sites dos bancos nos quais você tem ou já teve contas. Muitos bancos possibilitam que a verificação dos saldos remanescentes sejam consultados de forma online.
Além disso, ainda é possível verificar se existe algum dinheiro esquecido por meio do site do Banco Central do Brasil (bcb.gov.br/meubc/valores-a-receber), por intermédio do Sistema de Valores a Receber (SVR). A consulta pode ser feita de forma totalmente gratuita.
No caso do Banco Central, para que a consulta seja feita, é necessário fornecer os dados pessoais, como data de nascimento e CPF. Caso seja verificado que existe algum dinheiro esquecido no seu nome, o sistema vai indicar os passos necessários para que seja possível resgatar os valores.
É importante enfatizar que a consulta deve ser feita de forma periódica, isso porque os valores esquecidos em contas inativas podem ser transferidos para o Tesouro Nacional após um determinado período de tempo em que a conta está inativa. Sendo assim, ao realizar a consulta de forma regular, é possível evitar a perda de possíveis valores esquecidos em instituições financeiras.
Quanto tempo as instituições financeiras têm para devolver o dinheiro esquecido?
Tanto as pessoas físicas quanto as pessoas jurídicas podem solicitar os valores esquecidos em bancos por meio do Sistema de Valores a Receber. Vale ressaltar que depois que o consumidor realizar a solicitação da devolução do dinheiro, as instituições financeiras têm um prazo de 12 dias para realizar a devolução para a conta corrente indicada. Diante disso, para realizar todo o procedimento, não é necessário sair de casa.
Fonte: Pronatec
Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa
0 Comentários