Publicidade

Mais de 400 MIL pessoas foram aprovadas no INSS: consulte sua situação | Brazil News Informa

Mais de 400 MIL pessoas foram aprovadas no INSS: consulte sua situação | Brazil News Informa

Atualmente, existem mais de 36 milhões de beneficiários do INSS de acordo com dados da previdência social. E mesmo assim, vários brasileiros ainda aguardam na fila para receber um benefício da autarquia federal. Vários segurados relatam um tempo de espera de mais de 3 meses para conseguir um benefício – o que afeta a população, uma vez que muitas pessoas dependem do pagamento. 

Contudo, existe uma boa notícia para este grupo. O Governo Federal começou a criar mutirões. Dessa forma, a equipe do INSS pode conceder os benefícios de forma mais rápida. Vale destacar que existem cerca de 1,3 milhões de pessoas na fila do benefício. Com a iniciativa do Governo, mais de 400 mil benefícios foram aprovados. Continue lendo esta matéria para saber todos os detalhes da fila da Previdência Social. 

Antes de mais nada é importante deixar claro que as 400 mil pessoas não vão receber o benefício, necessariamente. Conforme já dito antes, a autarquia federal possui uma série de pessoas aguardando respostas. Então, o INSS divide os brasileiros em grupos – por uma questão de organização. Existem as pessoas que contestaram a decisão da autarquia. Ou seja, tiveram o benefício negado e entraram com recurso administrativo. 

No começo do ano, o número de pessoas que aguardavam uma resposta do recurso era de 1,3 milhões de pessoas. Contudo, em julho de 2023, este número é de 900 mil pessoas. Ou seja, cerca de 400 mil tiveram uma resposta do recurso – o que não significa que receberam o benefício. O recurso administrativo é visto como uma primeira tentativa para os brasileiros que tiveram a solicitação negada pela autarquia. No entanto, o cidadão pode recorrer à Justiça, caso tenha o benefício negado. 

Outro ponto importante é que existem vários tipos de benefícios. Então, algumas decisões do INSS são administrativas. Ou seja, dependem da averiguação dos documentos para saber se o titular tem direito ao benefício. Neste sentido, existem os benefícios como aposentadorias e pensões, por exemplo. Além do mais, os segurados podem pedir por pagamentos que dependem da perícia médica. 

Isso significa que um especialista vai avaliar se o segurado possui alguma doença e se ele necessita de afastamento. Esta regra é usada para a aposentadoria por invalidez e para o auxílio-doença. Ao todo, existem 1,79 milhões de solicitações. Deste número, 1,19 milhões são de análise administrativa e 596 mil pedidos dependem da análise médica. Ou seja, a fila ainda está muito grande. 

Governo anuncia medidas para a diminuição de fila 

O Ministério da Previdência Social já se posicionou, dizendo que é necessário criar um novo concurso para atender a demanda. Os servidores do INSS alegam que existe uma grande quantidade de documentos para analisar. Dessa forma, a fila de espera acaba se tornando grande. Até o momento, os segurados precisam aguardar novos pronunciamentos da autarquia. 

Para fazer a consulta do seu pedido, acesse: https://meu.inss.gov.br/#/login.

Fonte: Pronatec

Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa

Postar um comentário

0 Comentários