Publicidade

LISTA DE QUEM SOFRERÁ COM O CANCELAMENTO EM MASSA DO BOLSA FAMÍLIA | Brazil News Informa

LISTA DE QUEM SOFRERÁ COM O CANCELAMENTO EM MASSA DO BOLSA FAMÍLIA | Brazil News Informa

A rodada de pagamentos de julho do novo Programa Bolsa Família poderá ter um número de cancelamentos muito maior em comparação aos meses anteriores. Essa situação poderá assustar alguns beneficiários, que também podem ficar com medo de perderem o direito de receber o benefício. No entanto, é importante esclarecer que esses cancelamentos de julho tem um público-alvo.

Isso porque a lista com quem poderá ser afetado pelo cancelamento em massa do programa de transferência de renda nesse mês de julho incluem dois grupos. O primeiro, e mais numeroso, são as famílias que apresentaram ausência de movimentação dos valores recebidos, e o segundo são as famílias que deixaram de atender alguma regra do programa e não atualizaram seus dados.

Lista com quem sofrerá com cancelamentos do Bolsa Família

A maior parte dos beneficiários do novo Programa Bolsa Família que serão cancelados, ou seja, que perderão ainda nesse mês o direito de receber o benefício, é formada por famílias que receberam os pagamentos do programa normalmente nos últimos meses mas que não os movimentaram, sacaram, transferiram e nem gastaram os valores de qualquer forma pelos últimos noventa dias.

Nesses casos, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que administra o programa social, entende que o grupo familiar pode deixar a folha de pagamentos do programa por não precisar mais receber os benefícios, pois a ausência de movimentação indicaria que a família perdeu o interesse de receber ou já não necessita mais dos recursos.

Isso porque a grande parte dos mais de 21 milhões de beneficiários do programa de transferência de renda necessita muitos dos pagamentos porque tratam-se de famílias em situação de vulnerabilidade social, e por esse motivo essas famílias sempre aguardam ansiosamente pela próxima rodada de repasses, e acabem movimentando os valores no mesmo dia em que recebem.

Portanto, essa ausência de movimentação gera cancelamento porque se mostra muito estranha, tanto para o governo federal quanto para os próprios beneficiários. Contudo, é importante destacar que esse tipo de cancelamento sempre existiu e acontece todos os meses, mas em um número tão baixo que não costuma chamar a atenção.

Porém, em julho, o número de cancelamentos no Bolsa Família por ausência de movimentação será alto porque não foram realizados cancelamentos nos últimos meses, já que o sistema responsável por isso estava em manutenção. Essa situação provocou um acumulo de famílias que precisavam ser canceladas, e todas elas deixarão o programa nesse mês. Portanto, essa é a última oportunidade para movimentar os valores antes do cancelamento.

Cancelamentos do Bolsa Família em julho

Contudo, é importante destacar também que, assim como ocorre em todos os meses, na rodada de repasses de julho acontecerão cancelamentos ligados a falta de cumprimento das regras e exigências do programa. Isso porque, se uma suspeita de irregularidade é encontrada, o beneficiário é bloqueado e convocado para atualizar seus dados.

Se ele realiza esse processo e comprova que atende as regras, ele volta ao programa, caso contrário, ele é cancelado após o final do prazo de bloqueio, que é de dois meses. Portanto, beneficiários que já estão bloqueados por qualquer motivo e que ainda não atualizaram seus dados, ou que até já atualizaram mas não conseguiram comprovar regularidade, podem deixar o programa em julho.

vale lembrar que, de modo geral, as regras e exigências do novo Bolsa Família incluem manter a renda mensal abaixo dos R$218 por pessoa, atualizar os dados a cada dois anos pelo menos ou sempre que necessário, como no caso de mudança de endereço ou telefone, por exemplo, e ter atenção a saúde e educação dos menores de idade, que devem estar vacinados e obrigatoriamente estudando.

Fonte: Consulta Pública 

Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa

Postar um comentário

0 Comentários