Publicidade

Alerta de CATÁSTROFE: Brasil pode ser atingido por CICLONE EXTRATROPICAL nesta semana | Brazil News Informa

Alerta de CATÁSTROFE: Brasil pode ser atingido por CICLONE EXTRATROPICAL nesta semana | Brazil News Informa

As notícias de que o Brasil será atingido por ciclone extratropical se tornaram comuns nos últimos dias, o que preocupa as regiões com maiores riscos de serem afetadas. Após o final de semana de sol na maioria das capitais do Brasil, está confirmada a passagem de mais um fenômeno do tipo pelo país nesta semana.

A informação foi confirmada pela agência Climatempo, que também indicou quais serão as localidades mais afetadas, bem como as consequências do evento climático. A população precisa ficar atenta a previsão do tempo para não ser pega de surpresa e ter tempo hábil para se proteger e busca abrigo em locais seguros.

Diante da frequência do fenômeno, muitas pessoas se perguntam o motivo deles estarem acontecendo tantas vezes, em intervalos tão curtos e com uma intensidade maior. Vamos entender melhor estas questões, conferir como vão ficar as temperaturas e o tempo diante da passagem do ciclone previsto para os próximos dias.

Entenda as características do fenômeno

O ciclone extratropical costuma acontecer diante do contraste de temperaturas de massas de ar quentes e frias nas regiões dos extratrópicos (distante dos trópicos), que é justamente onde o Brasil está localizado. Ele causa tempo adverso e é característico da região Sul do Brasil, sendo bastante comum de acontecer nesta época do ano, especialmente diante do El Niño.

O fenômeno costuma ocorrer semanalmente no Atlântico Sul, formado em outros países da América Latina, como Argentina e Uruguai, e chegando até o Brasil. É mais raro, mas pode acontecer da formação ser na costa do Sul do nosso país, quando isto ocorre os efeitos são sentidos de maneira mais forte e intensa nas cidades brasileiras, gerando tempestades, ventos fortes e alagamentos.

Eles estão se tornando mais comuns e intensos no mundo todo, isto acontece por causa das mudanças climáticas. O aquecimento global, o desmatamento e a destruição do planeta contribui para potencializar e acelerar as mudanças climáticas, o resultado é de eventos extremos, com períodos de seca e de chuva prolongados, bem como ondas de frio e de calor mais frequentes.

Mais um ciclone extratropical se aproxima do Brasil

O ciclone extratropical formado no Uruguai deve atingir o Sul do Brasil nesta semana. Com isso, o estado do Rio Grande do Sul, partes de Santa Catarina e do Paraná estão com previsão de chuvas fortes e alterações na circulação dos ventos. A boa notícia é que desta vez o fenômeno não deve ser tão intenso como os demais que afetaram a região.

A temperatura já começa a cair no começo da semana, com possibilidade de chuvas e rajadas de ventos entre 40 km/h e 60 km/h durante a segunda, terça e quarta-feira. O volume acumulado de chuva deve ficar em 50 mm, com alguns lugares do sul do Rio Grande do Sul chegando a ter chuvas mais fortes, entre 75 mm e 100 mm, de forma isolada.

O estado de São Paulo também deve sentir os efeitos da passagem do ciclone extratropical, com uma semana de mais nuvens, queda na temperatura e chuva.

Fonte: Pronatec

Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa

Postar um comentário

0 Comentários