Publicidade

Segundo lote da restituição do IR 2023 é pago em JUNHO; confira o dia de liberação | Brazil News Informa

Segundo lote da restituição do IR 2023 é pago em JUNHO; confira o dia de liberação | Brazil News Informa

Neste ano, milhares de contribuintes entregaram as declarações do Imposto de Renda dentro do prazo estimado. Com isso, aqueles que têm direito ao pagamento da restituição estão esperando pelas próximas datas dos lotes que se seguem, na esperança de receberem os valores o quanto antes.

Se você faz parte do grupo que vai ter acesso ao pagamento, continue acompanhando a matéria logo abaixo para saber as datas em que ele pode cair na conta e como saber se você recebeu.

Quando o pagamento da restituição vai cair?

A princípio, o primeiro lote da restituição do IRPF caiu logo no último dia de entrega da declaração neste ano, que foi na última quarta-feira, dia 31 de maio. Apesar disso, a consulta aos pagamentos estará liberada para contribuintes a partir do dia 23 de junho, segundo informações do calendário oficial.

Neste ano, o pagamento da restituição ocorrerá em cinco lotes, que seguem uma ordem de prioridade específica:
  • Idosos com idade superior a 80 anos;
  • Idosos com idade superior aos 60 e pessoas com deficiência;
  • Pessoas que possuem o magistério como fonte de renda.
Além disso, aqueles que optaram por receber o pagamento via pix ao cadastrar a chave do CPF, entregaram a declaração pré-preenchida ou até enviaram o documento no limite máximo do dia 10 de maio também possuem chances de receber o pagamento com antecedência.

De qualquer forma, a Receita Federal depende de quanto dinheiro há disponível para realizar o pagamento dos contribuintes, bem como quantas pessoas vão receber em cada lote. Por isso, mesmo que haja prioridade, pode ser que nem todo mundo tenha conseguido receber neste primeiro. Veja as datas restantes:
  • Primeiro lote: foi pago no dia 31 de maio;
  • Segundo lote: será pago no dia 30 de junho;
  • Terceiro lote: será pago no dia 30 de julho;
  • Quarto lote: será pago no dia 31 agosto;
  • Quinto lote: será pago no dia 29 setembro.

Como o benefício é pago aos contribuintes?

Por fim, o pagamento da restituição ocorrerá na conta bancária que o contribuinte informou ao entregar a declaração do imposto. Entretanto, caso haja algum tipo de problema em que o crédito não possa ser realizado nessa conta, os contribuintes podem sacar os valores através do Banco do Brasil.

Vale lembrar que aqueles que entregarem a declaração do IRPF atrasada deverão pagar multas, que podem variar a partir de R$ 165,74 a até 20% do valor a dever. Em relação à restituição, aqueles que tiverem direito ao pagamento, mas não realizarem a quitação da multa dentro do prazo de trinta dias após a entrega do documento com atraso, terão o valor da dívida abatido através do que iriam receber.

Dessa forma, é importante ficar atento aos prazos de entrega e, se você atrasou ou precisa realizar a retificação, é bom fazer tudo isso o quanto antes para não perder o prazo de entrega dos valores.

Fonte: Pronatec

Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa

Postar um comentário

0 Comentários