Publicidade

RETIRADA DUPLA do FGTS? Saiba quem pode contar com o novo saque do Fundo | Brazil News Informa

RETIRADA DUPLA do FGTS? Saiba quem pode contar com o novo saque do Fundo | Brazil News Informa

Retirada dupla do FGTS é uma modalidade pouco conhecida de saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço! Nessa alternativa, os trabalhadores brasileiros garantem acesso a dois pagamentos ao mesmo tempo, recebendo assim um depósito bem mais expressivo. Sendo assim, quais são as principais regras dessa interessante modalidade? E, ainda mais importante: quando os trabalhadores podem solicitar os pagamentos?

O FGTS, atualmente, é um dos benefícios trabalhistas mais importantes da sociedade brasileira. Milhões de trabalhadores do país inteiro, tanto da iniciativa privada quanto da esfera pública, têm direito aos pagamentos do Fundo de Garantia. Com isso em mente, confira abaixo tudo que você precisa saber sobre a retirada dupla do FGTS: veja do que se trata, entenda quem pode solicitar e confira o calendário atualizado de transferências.

O que é FGTS?

Antes de falar sobre a retirada dupla do FGTS, devemos traçar um panorama mais completo sobre a função deste importante benefício.

O FGTS, como você já sabe, quer dizer “Fundo de Garantia por Tempo de Serviço”. Trata-se de um programa trabalhista que funciona como uma espécie de “poupança” para os brasileiros, a ser acessado somente em momentos de grande necessidade (como o de demissão sem justa causa, por exemplo).

“No início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário. O FGTS, dessa forma, é constituído pelo total desses depósitos mensais e os valores pertencem aos empregados que, em algumas situações, podem dispor do total depositado em seus nomes”, descreve o site oficial da Caixa Econômica Federal.

Conheça a retirada dupla do FGTS!

A retirada dupla do FGTS, na verdade, não é uma modalidade propriamente dita, mas sim a junção do saque-aniversário do Fundo de Garantia à solicitação dos lucros do programa.

De acordo com sites especializados, o FGTS que é disponibilizado para os trabalhadores brasileiros possui duas modalidades de retirada: uma delas envolve o lucro do Fundo de Garantia, e a outra a solicitação do saque-aniversário.

Como funciona o lucro do FGTS?

O lucro do FGTS nada mais é do que uma correção monetária que o Governo aplica ao saldo de cada trabalhador nas contas ativas do FGTS. Todos os trabalhadores que tinham valores disponíveis no saldo do Fundo de Garantia até o último dia do ano anterior têm direito a estes pagamentos.

Ou seja: se você tinha saldo ativo na sua conta FGTS no dia 31 de dezembro de 2022, poderá solicitar os pagamentos em 2023.

Neste ano, o lucro do FGTS representa um montante de cerca de R$ 15 bilhões. Milhões de trabalhadores brasileiros, nesse sentido, podem garantir o saque desses valores.

Quanto ao valor a ser recebido por cada beneficiário, não podemos estabelecer um número sólido. Afinal de contas, o pagamento depende do valor disponível na conta FGTS em 31 de dezembro de 2022.

A divisão dos lucros do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é sempre proporcional ao saldo dos trabalhadores. Portanto quanto maior for o valor disponível na conta, mais expressiva será a transferência da correção monetária.

Nos próximos meses, o Conselho Curador do FGTS (CCFGTS) deve concluir os cálculos sobre os pagamentos do Fundo de Garantia, e decidir o valor específico que cada trabalhador poderá receber.

Os representantes do CCFGTS ainda não divulgaram uma data específica para a confirmação dos valores. Por isso, vale a pena ficar de olho no Pronatec para conferir as informações atualizadas em primeira mão.

Como funciona o saque aniversário do FGTS?

Agora que você já sabe como funciona a divisão dos lucros do FGTS, chegou a hora de conferir como são disponibilizados os saques-aniversário do programa. Dessa forma, você poderá entender melhor a retirada dupla do FGTS.

O saque-aniversário, como o próprio nome já indica, oferece aos trabalhadores brasileiros a possibilidade de sacar o FGTS no mês de nascimento. Essa possibilidade é liberada uma vez por ano.

No saque aniversário do FGTS, os trabalhadores têm o direito de sacar, parcialmente, o saldo do Fundo de Garantia. De acordo com o valor disponível nas contas, o Governo aplica uma alíquota de retirada e adiciona uma parcela extra para os beneficiários, de acordo com a regulamentação do programa.

Todos os trabalhadores que cumprem os critérios do FGTS – um dos mais importante é realizar atividades produtivas sob o regime da Consolidação das Leis de Trabalho – têm direito a solicitar o saque-aniversário do FGTS.

No entanto, é importante lembrar que os trabalhadores que optam por essa modalidade perdem a opção de sacar o FGTS, de maneira integral, em caso de demissão sem justa causa.

Para optar pelo saque-aniversário do FGTS, e solicitar os pagamentos no seu mês de nascimento, você deve acessar o aplicativo Meu FGTS (disponível para celulares com o sistema operacional Android e aparelhos da Apple com iOS) e escolher a opção “Meus Saques”. A partir daí, é só seguir as orientações da plataforma.

Calendário da retirada dupla do FGTS – Saque-aniversário

Por fim, para quem já sabe como funciona a retirada dupla do FGTS, temos o calendário completo do saque-aniversário do Fundo de Garantia.

A divisão dos lucros, como ainda não foi calculada pelo Conselho Curador do programa trabalhista, não tem data para acontecer.

Infelizmente, o período de saque-aniversário do FGTS já chegou ao fim para os beneficiários nascidos entre janeiro e março. Se você faz parte deste grupo, e ainda não solicitou a transferência, terá que aguardar até 2024 para fazer o pedido.

Veja abaixo o calendário completo do saque-aniversário do FGTS, com datas atualizadas para todos os beneficiários:
  • Trabalhadores brasileiros nascidos em janeiro: Puderam solicitar o saque aniversário do FGTS de 02 de janeiro a 31 de março de 2023 (já não podem mais solicitar)
  • Trabalhadores brasileiros nascidos em fevereiro: Puderam solicitar o saque aniversário do FGTS de 1º de fevereiro a 28 de abril de 2023 (já não podem mais solicitar)
  • Trabalhadores brasileiros nascidos em março: Poderão solicitar o saque aniversário do FGTS de 1º de março a 31 de maio de 2023 (já não podem mais solicitar).
  • Trabalhadores brasileiros nascidos em abril: Poderão solicitar o saque aniversário do FGTS de 03 de abril a 30 de junho de 2023 (têm até o final do mês para solicitar)
  • Trabalhadores brasileiros nascidos em maio: Poderão solicitar o saque aniversário do FGTS de 1º de maio a 31 de julho de 2023
  • Trabalhadores brasileiros nascidos em junho: Poderão solicitar o saque aniversário do FGTS de 1º de junho a 31 de agosto de 2023
  • Trabalhadores brasileiros nascidos em julho: Poderão solicitar o saque aniversário do FGTS de 03 de julho a 29 de setembro de 2023
  • Trabalhadores brasileiros nascidos em agosto: Poderão solicitar o saque aniversário do FGTS de 1º de agosto a 31 de outubro de 2023
  • Trabalhadores brasileiros nascidos em setembro: Poderão solicitar o saque aniversário do FGTS de 1º setembro a 30 de novembro de 2023
  • Trabalhadores brasileiros nascidos em outubro: Poderão solicitar o saque aniversário do FGTS de 02 de outubro a 29 de dezembro de 2023
  • Trabalhadores brasileiros nascidos em novembro: Poderão solicitar o saque aniversário do FGTS de 1º de novembro de 2023 a 31 de janeiro de 2024
  • Trabalhadores brasileiros nascidos em dezembro: Poderão solicitar o saque aniversário do FGTS de 1º de dezembro de 2023 a 29 de fevereiro de 2024.

Fonte: Pronatec

Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa

Postar um comentário

0 Comentários