Publicidade

Receita Federal paga hoje o primeiro lote de restituição do IR 2023 com valor recorde | Brazil News Informa

Receita Federal paga hoje o primeiro lote de restituição do IR 2023 com valor recorde | Brazil News Informa

A Receita Federal paga hoje o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023 - mesmo dia que encerra o prazo para o contribuinte entregar da declaração deste ano - e o valor pago é o maior da história: R$ 7,5 bilhões a 4,1 milhões de pessoas.

A restituição cai na conta que o contribuinte informou na declaração do Imposto de Renda. Se você vai receber neste lote e o crédito não for realizado - a conta informada foi desativada, por exemplo -, os valores vão ficar disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o contribuinte poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB, acessando o endereço: https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Como consultar a restituição do Imposto de Renda?

Para saber quando vai receber a restituição, o contribuinte deve consultar a página da Receita (clique aqui) na internet, ou ir até a página principal da Receita Federal clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição".

A página também apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no portal e-CAC.

Veja quem recebe no primeiro lote de restituição do IR 2023:

Recebem no primeiro lote do Imposto de Renda os contribuintes que têm prioridade legal: idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix.
  • 246.013 contribuintes idosos acima de 80 anos;
  • 2.464.031 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 163.859 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 1.052.002 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e;
  • 204.020 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix.
Para quem já entregou a declaração, mas ainda não receberá a restituição neste primeiro lote, é importante ficar de olho no lote da restituição, mas não apenas para se programar para quando a grana cair. A consulta do Imposto de Renda é uma forma de acompanhar a situação da declaração para saber se há pendências ou se você caiu na malha fina.

Se a Receita Federal identificou alguma pendência no Imposto de Renda, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas. Acompanhar o processo é outra forma de fugir dos sustos ou do clássico hábito de gastar o dinheiro que ainda nem caiu na conta.

Para não correr esses riscos, acompanhe a seção especial Imposto de Renda 2023 que o Valor Investe criou e atualiza com frequência com tudo que você precisa saber para preparar a declaração.

Calendário de restituição do Imposto de Renda 2023

  • 1º lote da restituição - pagamento dia 31 de maio
  • 2º lote - 30 de junho
  • 3º lote - 31 de julho
  • 4º lote - 31 de agosto
  • 5º lote - 29 de setembro

Fonte: Valor investe 

Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa

Postar um comentário

0 Comentários