Publicidade

Proibido! Usar esse ITEM no carro pode render MULTA para o motorista | Brazil News Informa

Proibido! Usar esse ITEM no carro pode render MULTA para o motorista | Brazil News Informa

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é (ou deveria ser) de conhecimento de todos os motoristas brasileiros que estão habilitados a dirigir no Brasil, logo deve-se saber que algumas coisas são proibidas. Entre as proibições está um item que não pode ser utilizados pelo motorista ou acoplado no carro, sob punição de multa.

Isso acontece devido ao risco que os itens oferecem ao colocar a segurança dos motoristas, passageiros e pedestres em risco. Apesar da legislação ser clara quanto a isto, alguns motoristas insistem em descumprir as normas e podem pagar um preço alto pela teimosia. Quem for flagrado descumprindo a lei de trânsito está sujeito a multa.

Sendo assim, para evitar uma surpresa desagradável é essencial também conferir as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) sobre o que pode e não pode ser feito nos veículos. Também vamos esclarecer quais são as punições aplicadas, o valor da multa e a quantidade de pontos na CNH.

Qual o item que se for usado no carro gera multa?

Trata-se de uma polêmica no que diz respeito ao uso de engates para reboque nos carros, isso porque existem alguns modelos de automóveis que não são aptos para receber o equipamento. O assunto voltou à tona após o lançamento da Chevrolet Montana, modelo de picape que apesar de ser utilitário não comporta o item, nem mesmo por objetivo estético.

No livreto da Montana está descrito que a caminhonete não comporta o engate traseiro para tracionar reboque. Outros modelos da Chevrolet também seguem a mesma proibição, são os veículos da linha Onix, Onix Plus e Tracker. Os concorrentes de outras fabricantes permitem a instalação, como o Fiat Toro e o Renault Oroch.

A Toyota tinha a proibição para o Corolla até 2019 e segue com o impedimento no Yaris, mas a atual geração e o SUV Corolla Cross podem usar o reboque. Com relação a Honda, nenhum modelo possui a permissão para tração de reboque. No caso da Nissan, o gancho só pode se instalado na picape Frontier para carretinhas e trailers.

O que diz a lei brasileira sobre o engate para puxar reboque?

A resolução do Contran é clara quanto a este assunto, os veículos que tenham peso bruto total de até 3,5 kg precisam ter a capacidade para tração de reboque declarada pela fabricante ou importadora no manual do proprietário. Além disso, os engates devem ter sido produzidos por empresas que estejam registradas junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Para não gerar multa, o item precisa ter na sua estrutura, em um local visível, uma placa com o nome do fabricante, CNPJ, autorização do Inmetro, modelo do carro para qual foi produzido e a Capacidade Máxima de Tração (CMT).

Usar o engate sem a placa ou em carros que não possuem a permissão de uso expressa no manual do proprietário é considerado uma infração grave. O motorista pode ser multado em R$ 193,23, ter cinco pontos adicionados na CNH e o veículo ainda é retido até que seja devidamente regularizado para transitar na vias.

Fonte: Pronatec

Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa

Postar um comentário

0 Comentários