Presidente do Banco Central diz que CARTÕES de CRÉDITO devem ACABAR em breve: ENTENDA! | Brazil News Informa

Atualmente, o pix é a forma de pagamento favorita dos brasileiros, seguida pelos cartões de crédito, que ainda mantém uma boa posição. Entretanto, mesmo com essa popularidade, há quem acredite que o plástico está com os dias contados, visto que possui algumas taxas que tornam a modalidade desvantajosa.
Se você quer entender por quais motivos o cartão deve ficar obsoleto com o tempo, continue acompanhando a matéria abaixo e fique de olho no que o mercado pensa sobre a forma de pagamento.
Cartões de crédito podem acabar um dia?
Segundo Roberto Campos Neto, atual presidente do Banco Central, em breve os cartões de crédito devem acabar. Isso porque, desde a chegada do pix, sistema de pagamentos que revolucionou o mercado financeiro do país, há grandes possibilidades de se conseguir crédito com taxas menores que as do cartão e de maneira mais simples.
Ainda segundo Campos Neto, com o crédito do pix é possível replicar o fluxo que os cartões de crédito têm atualmente nos bancos, então não é mais necessário que os consumidores utilizem o plástico. A declaração em questão ocorreu durante um evento ocorrido no Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), que contou com a presença de grandes nomes do mercado financeiro.
Na mesma ocasião, o presidente do BC informou que o banco estaria estudando formas de mudar a utilização dos cartões de crédito que, atualmente, são os maiores dispositivos de endividamento do Brasil. Ele chegou a enfatizar que a inadimplência dessa forma de pagamento chegou a crescer 52% nos últimos tempos.
O que pode mudar?
Em suma, a ideia do Banco Central é que, em um futuro breve, cada consumidor possua em seu smartphone um app para integrar bancos através do Open Finance. Ou seja, não será mais necessário possuir mais de um aplicativo de instituições financeiras para acessar todas as contas e realizar transações. Isso porque todas as informações de um indivíduo estarão em apenas um lugar, incluindo as taxas de crédito para todas elas.
A saber, o pix, que se tornou o método de pagamento favorito dos cidadãos brasileiros, mesmo após pouco tempo de lançamento já oferece a possibilidade de compras no crédito. Inclusive, alguns bancos oferecem uma fatura da ferramenta a parte, sem prejudicar a fatura do cartão, como o Nubank.
Assim, com a integração do Open Finance à ferramenta, a necessidade de cartões de crédito deixaria de existir. A ideia, no geral, é substituir o cartão físico pelo celular, com transações que ocorrerão diretamente por aplicativos e carteiras digitais.
As mudanças devem ocorrer principalmente devido ao custo baixo de transação, já que as operadoras de crédito que abocanham uma fatia das compras dos vendedores em formato de taxas deixariam de compor as transações.
Além disso, com o pix, os vendedores não precisam esperar trinta dias para terem acesso ao dinheiro das vendas, como acontece no caso das maquininhas. Ou seja, essa é uma vantagem para todo mundo.
Fonte: Pronatec
Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa
0 Comentários