Publicidade

O que é Corpus Christi? Saiba o significado e a origem do feriado | Brazil News Informa

O que é Corpus Christi? Saiba o significado e a origem do feriado | Brazil News Informa

O Corpus Christi é uma importante celebração do calendário da Igreja Católica. Essa comemoração acontece sempre em uma quinta-feira e tem como objetivo principal homenagear o sacramento da eucaristia. No Brasil, a data é celebrada com um feriado e traz diversas tradições únicas, como a confecção de tapetes, que simbolizam a fé católica.

No dia de Corpus Christi, celebra-se a relembrança da morte e ressurreição de Jesus Cristo através do sacramento da eucaristia, no qual o pão consumido representa o corpo de Cristo, e o vinho, o sangue de Cristo. Esta tradição remonta ao século XIII e tem sua origem nos relatos de Juliana de Mont Cornillon, uma freira belga que teve visões sobre a importância de se criar uma festa que comemorasse de maneira apropriada esse sacramento.

Como surgiu o Corpus Christi?

A origem histórica do Corpus Christi está ligada ao pontificado de papa Urbano IV, no século XIII. Em 1264, Urbano IV oficializou a criação dessa celebração, após ser inspirado pelos relatos de Juliana de Mont Cornillon e pelo Milagre de Bolsena. Nesse último evento, um sacerdote chamado Pedro de Praga, durante o sacramento da eucaristia na cidade de Bolsena, teria presenciado sangue a verter da hóstia consagrada.

Com o tempo, a celebração de Corpus Christi foi difundida por diferentes localidades da Europa e ganhou destaque no século XIV. Atualmente, além da Igreja Católica, algumas igrejas anglicanas também comemoram a data, embora cristãos ortodoxos e protestantes não a celebrem.

Quais são as tradições do Corpus Christi no Brasil?

No Brasil, a comemoração de Corpus Christi foi influenciada pela cultura portuguesa e passou a ter algumas tradições específicas. Uma das mais conhecidas é a produção de tapetes feitos com materiais como serragem, borra de café e areia, que representam símbolos e cenas importantes da fé católica. Esses tapetes são confeccionados em várias partes do país e demonstram a rica cultura e devoção religiosa dos brasileiros.

O trabalho voluntário desempenha um papel importantíssimo nesse contexto: desde a coleta dos materiais para os tapetes e a sua confecção até a organização das procissões e das celebrações nas igrejas. Essa cooperação comunitária fortalece a fé, o sentimento de pertença e o testemunho do amor ao próximo.

Por que celebramos o Corpus Christi?

Celebrar o Corpus Christi é uma forma de reafirmar a fé católica e homenagear um dos princípios mais importantes da religião: o sacramento da eucaristia. Através desse sacramento, os fiéis relembram a morte e ressurreição de Jesus Cristo e a importância de sua mensagem. Além disso, a data também serve para retomar a simbologia da Última Ceia e reforçar a conexão entre os devotos e a Igreja Católica.


Portanto, o Corpus Christi é uma celebração essencial para os católicos, não apenas por seu significado teológico, mas também pela riqueza cultural trazida pelas tradições que o cercam. Através de eventos como a confecção dos tapetes no Brasil, a data se firma como uma manifestação de fé e devoção religiosa, perpetuando a história e os ensinamentos do catolicismo.

Corpus Christi é Feriado Mesmo?

O Dia de Corpus Christi é considerado feriado nacional no Brasil e, como tal, é um dia em que muitos aproveitam para descansar e passar momentos em família. No entanto, cabe ressaltar que há um decreto que permite aos municípios e estados estabelecerem se considerarão a data como feriado ou ponto facultativo, de acordo com a tradição local e a importância dada à celebração.
Essa flexibilidade ocorre para que as diferentes regiões do país possam ajustar-se às peculiaridades e características culturais e religiosas de seus habitantes. Por isso, é essencial estar atento às informações fornecidas por seu município ou empresa em relação a como o Dia de Corpus Christi será considerado.

Fonte: 

Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa

Postar um comentário

0 Comentários