É possível cancelar PIX feito para a conta ERRADA? Confira! | Brazil News Informa

Hoje em dia, os avanços tecnológicos foram responsáveis por modificar a forma com a qual realizamos diversas atividades. Uma dessas atividades é, por exemplo, pagar contas. Desde meados de 2020, os brasileiros podem contar com o Pix, um sistema liberado pelo Banco Central do Brasil que tem como objetivo trazer mais agilidade e praticidade para a população.
Isso ocorre já que o sistema Pix permite que os brasileiros façam transferências instantâneas, que caem na conta de origem em minutos após o envio. Além disso, as transferências podem ser feitas entre bancos diferentes, sem custos, bastando apenas utilizar a chave disponibilizada. Veja mais a seguir.
É possível cancelar Pix feito para a conta errada?
Assim como toda transferência, antes de confirmar a operação a pessoa que está enviando o dinheiro pode verificar as informações da conta de origem, sendo esta uma etapa que antecede a confirmação do envio do valor.
Embora a intenção seja justamente a de evitar que as pessoas transfiram algum valor para uma conta errada, é comum que muitos brasileiros acabem se equivocando e confirmem a operação para um destino diferente daquele que desejavam. Com isso, entra a questão: afinal de contas, é possível cancelar Pix feito para a conta errada?
Antes de mais nada, é necessário pontuar que, como o envio da quantia é feito quase que instantaneamente após a confirmação, não é possível cancelar o Pix.
Sendo assim, o cancelamento do Pix só pode ocorrer caso ele tenha sido agendado pois, nesta situação, ocorre o cancelamento do agendamento, e não propriamente do Pix. Caso você envie um Pix para a conta errada, por mais que não tenha como cancelar, é possível reaver o dinheiro.
Como reaver o dinheiro?
Se você recebeu um Pix por engano, é preciso devolver o valor; agora, caso você tenha feito um Pix por engano, é possível reaver o valor. Isso ocorre já que ficar com um dinheiro enviado por engano pode se configurar como um crime de apropriação indébita.
Assim, caso você tenha enviado um Pix para a conta errada, a primeira coisa a se fazer é verificar os dados da conta de destino e entrar em contato com a pessoa que recebeu o valor. Recomenda-se explicar a situação e solicitar pelo envio do dinheiro de volta.
Caso isso não resolva, o próximo passo é entrar em contato com o banco e explicar a situação. Isso ocorre já que a instituição financeira possui os dados do recebedor. No entanto, se mesmo assim a situação não for resolvida, o próximo passo é acionar a Justiça.
Neste sentido, será preciso fazer um boletim de ocorrência e entrar com um processo, que poderá passar pela avaliação de um juiz. Este, por sua vez, poderá determinar que o recebedor realize a devolução do valor.
Fonte: Pronatec
Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa
0 Comentários