Publicidade

Comunicado de Lula para todos os ENDIVIDADOS: você precisa ficar sabendo | Brazil News Informa

Comunicado de Lula para todos os ENDIVIDADOS: você precisa ficar sabendo | Brazil News Informa

O Brasil alcançou nos últimos tempos números históricos de endividados em todas as regiões do país. E é justamente por isso que esse tema está sendo tratado com muita atenção pelo Governo Federal pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Por isso, confira todos os detalhes sobre a assinatura desse novo documento que vai garantir a renegociação para milhões de famílias. Fique por dentro desse novo programa que deve ajudar muitas pessoas que estão entrando (ou já entraram) na chamada “bola de neve” de endividamento. Saiba mais sobre essas novidades recentes e que começam a valer logo. 

Novo programa para endividados brasileiros

No início deste mês foi assinada finalmente a Medida Provisória (MP) que instituiu definitivamente o programa Desenrola Brasil. 

De acordo com informações oficiais do Governo Federal, essa nova ação possui um potencial de renegociar dívidas de até 70 milhões de brasileiros. 

O texto já foi publicado oficialmente no Diário Oficial da União e detalhes foram divulgados ministro da Fazenda, Fernando Haddad. 

A nova ação vai contar com duas faixas principais. Cada pessoa poderá fazer a sua negociação de acordo com os pré-requisitos específicos. 

O objetivo é, principalmente, garantir o maior desconto possível para negociação de dívidas dos brasileiros. 

Como vai funcionar o Desenrola Brasil

Mais recentemente, o secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Pinto, também falou sobre o programa. 

De acordo com ele, o programa deve abrir já para uma faixa de 40 milhões de pessoas aproximadamente. Essa ainda é uma estimativa e a confirmação deve acontecer mais adiante. 

O que foi confirmado é que o programa começa com a chamada faixa 1 do Desenrola Brasil. Fazem parte desse grupo:

  • Brasileiros que recebem até dois salários mínimos ou então inscritos no Cadastro Único (CadÚnico); 
  • Aquelas pessoas que estão nos requisitos acima e possuem dívidas de até R$ 5 mil, no máximo. 
Um grande destaque, ainda, é que a partir de julho os bancos e instituições financeiras participantes do Desenrola Brasil vão limpar o nome de pessoas com dívidas de até R$ 100. Só essa etapa deve atingir 1,4 milhão de pessoas.

E a faixa 2 do Desenrola Brasil? Nesse caso, são as pessoas que não se encaixam nos critérios 1. 

As renegociações, neste caso, serão feitas apenas com dívidas bancárias. Isto é, as pessoas deverão ir até os bancos diretamente para negociar com o uso do Desenrola. 

Quando vai começar o Desenrola Brasil?

Por fim, o próprio secretário falou sobre o cronograma do novo programa de renegociação. 

Os primeiros passos começam a acontecer em julho. No próximo mês as empresas credoras poderão fazer o cadastro no Desenrola Brasil para alcançar as pessoas da faixa 1. 

A adesão não é obrigatória, mas são esperadas pelo menos 200 mil empresas que já possuem créditos em sistemas de proteção ao crédito. 

Já em agosto devem começar os leilões de descontos. Ou seja, os interessados não precisam fazer nada e são as empresas que vão lidar com essa etapa para oferecer os maiores descontos. 

Finalmente, o Desenrola Brasil começa em setembro para o público da faixa 1 e ficará disponível no próprio Gov BR. Pelo site ficará disponível uma lista de dívidas cadastradas pelas empresas credoras. 

Será possível pagar à vista ou a prazo. Os juros devem chegar a, no máximo, 1,99% – mas os bancos podem oferecer menos. 

Fonte: Pronatec

Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa

Postar um comentário

0 Comentários