4 dicas essenciais para você não cair no GOLPE do PIX | Brazil News Informa

Embora o pix seja uma das ferramentas de transferência favoritas dos brasileiros, tendo se tornado a mais popular no país em um período de tempo muito curto, é também vítima constante de tentativas de golpe. As formas são variadas, mas há alguns meios de se evitar cair em algumas delas.
Portanto, se você está curioso sobre como se proteger dessas situações, continue acompanhando a matéria a seguir para saber como não perder dinheiro com possíveis golpes.
Dicas para não cair em golpes atrelados ao pix
Basicamente, embora as táticas de golpe variem, o objetivo é sempre o mesmo: conseguir tirar informações confidenciais dos clientes de qualquer banco que utilizem o pix como forma de pagamento. Ou, então, os golpistas podem tentar fazer com que, de alguma forma, esses usuários enviem transferências.
De qualquer forma, os golpistas utilizam métodos diversos e refinados, o que requer uma atenção maior dos usuários. Por isso, a Caixa Econômica liberou algumas dicas importantes para evitar passar por essas situações:
- Primeiramente, evite clicar em links que forem enviados por pessoas desconhecidas, independentemente se tiverem chegado através de e-mails, SMS, mensagens de WhatsApp ou qualquer outra rede social. Inclusive, evite passar dados pessoais em plataformas que forem enviadas com esses links;
- Ademais, nunca forneça suas senhas, seja de bancos, cartões ou redes sociais, e sempre desconfie se algum site ou mensagem fizer com que você digite essas informações, pois as chances de ser um golpe são muito altas. Lembre-se de que nem mesmo os bancos solicitam essas informações;
- Crie senhas que sejam fortes e que só você saberá o conteúdo para diversas contas, sejam elas de banco ou de redes sociais;
- Por fim, se receber algum tipo de ligação solicitando informações pessoais ou senhas, nunca passe. O melhor a se fazer é desligar, bloquear mensagens que receber e ligar para os eu banco informando a tentativa de golpe ou para confirmar se eram eles mesmos na linha.
Banco Central muda detalhes na segurança da ferramenta
Vale lembrar que o Banco Central já anunciou que, em breve, o pix vai ganhar mais reforços em relação à sua segurança. Para isso, o BC vai reforçar dois pontos principais. O primeiro deles contará com a disponibilização de campos específicos em notificações de fraude, de modo que os bancos indiquem qual tipo de golpe ocorreu.
Além disso, também haverá uma especificação dos motivos da notificação em categorias diversas. Através dessa funcionalidade, as instituições podem forçar uma marcação nas chaves pix e nos usuários sempre que houver suspeitas de fraude.
Por último, haverá uma ampliação do conjunto de dados de segurança da ferramenta que ficam disponíveis às instituições para consulta. Em suma, são dados analisados justamente para que se possa evitar tentativas de golpes e fraudes. As mudanças devem começar a chegar em novembro.
Fonte: Pronatec
Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa
0 Comentários