Publicidade

Ranking da ONU elege as 10 melhores cidades do Brasil para MORAR | Brazil News Informa

Ranking da ONU elege as 10 melhores cidades do Brasil para MORAR | Brazil News Informa

Melhores cidades do Brasil acabam de ser reveladas em ranking da Organização das Nações Unidas! Todo ano, a ONU divulga uma lista com as melhores cidades de cada país, e o Brasil não é exceção. Esse ranking leva em conta o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), uma pontuação que é calculada de acordo com o nível de longevidade, educação e renda dos moradores.

A métrica em questão tem pontuação de 0 a 1. Quanto mais próxima a nota ficar de 1, maior será o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal de cada cidade. Para obter as informações de cada cidade, a Organização das Nações Unidas utiliza, por exemplo, os dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Agora que você já sabe como é constituído o ranking, confira abaixo as 10 melhores cidades do Brasil!

Melhores cidades do Brasil – Recife

Recife aparece em décimo lugar na lista das 10 melhores cidades do Brasil. De acordo com o ranking da Organização das Nações Unidas, o município tem IDHM de 0.746, comprovando um alto nível de educação e longevidade entre a população.

A capital de Pernambuco também é uma das cidades mais populosas da região Nordeste, com cerca de 4 milhões de pessoas. Em relação às outras capitais da região, Recife é a cidade com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano, possuindo o quarto aglomerado urbano mais habitado do Brasil.

Cuiabá

Cuiabá, a capital de Mato Grosso, tem 0,760 de IDHM, aparecendo em nono lugar na lista das melhores cidades do Brasil. O município, para quem não conhece, foi fundado em 1719 por Pascoal Moreira Cabral, um bandeirante em busca de ouro. O crescimento populacional da região aconteceu, principalmente, nas décadas de 1970 e 1980.

A cidade é bastante conhecida como um importante polo industrial, comercial e da área de serviços, particularmente na região Centro-Oeste. Devido ao alto nível de arborização, Cuiabá também é considerada uma “cidade verde”.


Goiânia

Também localizada na região Centro-Oeste, Goiânia é a capital de Goiás. No ranking da ONU, o município assume a 8ª posição, com IDHM de 0.764. Goiânia fica a cerca de 206 quilômetros de Brasília, a capital do país. A área da cidade é de, aproximadamente, 738 km². A geografia da região é contínua, englobada na subárea do Planalto Central do Brasil.

Na região Centro-Oeste, Goiânia é a segunda cidade mais populosa, perdendo apenas para Brasília. A cidade é também um importante polo econômico da região, principalmente na área agropecuária.

Porto Alegre

Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul, é a 7ª melhor cidade do Brasil para morar, de acordo com o ranking da ONU. Segundo a lista atualizada, o município tem IDHM de 0.788. Muito conhecida pela influência europeia, principalmente alemã e italiana, Porto Alegre tem cerca de 1,5 milhão de moradores.

A geografia da região é diversificada com morros, baixadas e um enorme lago conhecido como Guaíba. No ranking da ONU, Porto Alegre também se destaca pela alta arborização das zonas urbanas, e pelo elevado nível de alfabetização da população.

Melhores cidades do Brasil – Vitória

Vitória, a capital do Espírito Santo, também aparece no ranking da ONU com as melhores cidades do Brasil para morar. Em 6º lugar na lista, a cidade tem IDHM de 0.796. Localizada na região Sudeste, Vitória é uma das três capitais brasileiras localizadas em ilhas (junto com Florianópolis e São Luís).



Embora seja a capital do Espírito Santo, Vitória não é a cidade mais populosa do estado. Com cerca de 369 mil habitantes, de acordo com o Censo Demográfico de 2021, a cidade ainda perde, em número de moradores, para Vila Velha, Serra e Cariacica.

Belo Horizonte

Em 5º lugar no ranking das melhores cidades brasileiras, Belo Horizonte tem IDHM de 0.797. A capital de Minas Gerais é muito conhecida por seu patrimônio artístico e arquitetônico, marcado por designs de Oscar Niemeyer e influências do movimento neoclássico. A região metropolitana da cidade também é formada por municípios como Contagem e Betim.

Segundo o censo demográfico de 2021, Belo Horizonte tem cerca de 2,5 milhões de habitantes, estabelecendo-se assim como o sexto município mais populoso do Brasil, e o terceiro da Região Sudeste.

Rio de Janeiro

Logo em seguida, temos o Rio de Janeiro, a 4ª melhor cidade do Brasil. No ranking da ONU, o Rio de Janeiro aparece com um IDHM de 0.805. A nota é puxada, principalmente pelo nível de longevidade e renda da população. A capital fluminense também é conhecida como um dos principais polos turísticos do Brasil.

Alguns dos maiores ícones do Brasil, como o Cristo Redentor e a praia de Copacabana, ficam no Rio de Janeiro. A cidade foi a segunda capital do Brasil, após Salvador e antes da construção de Brasília.

Melhores cidades do Brasil – Curitiba

Chegamos ao Top 3 das melhores cidades do Brasil! Segundo o ranking da ONU, Curitiba leva a medalha de bronze entre os municípios do Brasil com o maior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal. O IDHM da cidade, segundo a lista atualizada, é de 0.810.

A capital do Paraná tem cerca de 1,9 milhão de habitantes. Trata-se da cidade mais populosa do estado e de toda a Região Sul. Assim como as outras capitais da região, Curitiba é conhecida pela influência dos imigrantes europeus.

Florianópolis

Segundo o ranking da ONU, Florianópolis, a capital de Santa Catarina, é a segunda melhor cidade do Brasil para morar, com IDHM de 0.833. Como citamos anteriormente, o município fica localizado em uma ilha, separada do estado em si. Uma das capitais mais frias do Brasil, Florianópolis é famosa por sua elevada qualidade de vida e pelas belas praias.

Florianópolis é a capital de Santa Catarina, mas não é a cidade mais populosa do estado. Com cerca de 1,2 milhão de habitantes, ela ainda perde para a população de Joinville.

São Paulo é a melhor cidade do Brasil

Por fim, temos São Paulo, a cidade que, de acordo com o ranking da ONU, é a melhor do Brasil. O IDHM da capital paulista é de 0.842. Como São Paulo também é a cidade mais populosa, e o maior polo industrial do país, o fato dela aparecer no topo da lista não é exatamente uma surpresa.

O grande IDHM de São Paulo é explicado, principalmente, pelo alto nível de renda que as maiores empresas do país trazem para a região.

Fonte: Pronatec

Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa

Postar um comentário

0 Comentários