Primeira parcela do 13º SALÁRIO já está sendo paga; veja quem recebe hoje (26/06) | Brazil News Informa

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sé caracterizado em formato de autarquia e trabalho em conjunto com o governo federal brasileiro. Diante disso, o Ministério do Trabalho e Previdência Social conta com a responsabilidade de receber os pagamentos feitos pelos contribuintes para que o Regime Geral da Previdência Social possa ser mantido.
O órgão responsável por conceder os benefícios sociais e previdenciários para os aposentados e pensionistas é o Regime Geral da Previdência Social, que realiza o pagamento das aposentadorias, auxílio-acidente, salário-maternidade, auxílio-doença, auxílio-reclusão e também a pensão por morte, além de outros benefícios que se encontram incluídos no núcleo das Atividades Gerais do Estado.
Neste mês de maio, diversos aposentados e pensionistas do INSS poderão receber o 13º salário do INSS. Confira as datas a seguir!
13º salário do INSS já começou a ser pago
O 13º salário, também conhecido como abono salarial ou gratificação natalina, é uma espécie de pagamento extra, que costuma ser equivalente a remuneração mensal dos cidadãos, paga para os trabalhadores que atuam com a carteira assinada. O benefício também é concedido para as pessoas que recebem benefícios previdenciários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
O abono salarial é pago uma vez ao ano e pode ser depositado em uma ou duas parcelas, a decisão fica por parte dos credores. No caso do INSS. normalmente os pagamentos ocorrem no segundo semestre do ano, sendo a primeira parcela paga em agosto e a segunda em novembro.
No entanto, devido a pandemia da Covid-19, nos últimos três anos, o governo federal adiantou os pagamentos do 13º salário para os segurados da autarquia, com o objetivo de conceder um auxílio financeiro para essas pessoas durante um momento difícil. Neste ano, o governo também optou por antecipar os pagamentos.
Sendo assim, os aposentados e pensionistas recebem a gratificação natalina durante os meses de maio e junho. Vale ressaltar ainda que não todos os segurados do INSS que tem direito ao pagamento do abono, somente aqueles que recebem benefícios previdenciários. Logo, aqueles que recebem benefícios assistenciais, como é o caso do BPC (Benefício de Prestação Continuada), não tem direito ao 13º salário.
Além disso, as pessoas que recebem benefícios previdenciários temporários tem direito ao abono salarial, mas neste caso o valor concedido será calculado de acordo com a quantidade de meses em que o auxílio foi pago ao segurado.
Cronograma de pagamento da primeira parcela do 13º salário do INSS
O 13º do salário é dividido em dois grupos: quem ganha um salário mínimo e aqueles que recebem mais que um. O benefício é liberado de acordo com o número final do benefício, confira:
Para quem recebe um salário mínimo
- 1: 25 de maio;
- 2: 26 de maio;
- 3: 29 de maio;
- 4: 30 de maio;
- 5: 31 de maio;
- 6: 01 de junho;
- 7: 07 de junho;
- 8: 05 de junho;
- 9: 06 de junho;
- 0:07 de junho.
Para quem recebe mais que o piso nacional
- 1 e 6: 01 de junho;
- 2 e 7: 02 de junho;
- 3 e 8: 05 de junho;
- 4 e 9: 06 de junho;
- 5 e 0: 07 de junho.
Fonte: Pronatec
Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa
0 Comentários