O CELULAR caiu na ÁGUA, e agora? Saiba o que fazer para recuperar | Brazil News Informa

Provavelmente já aconteceu com você ou com alguém que você conhece do celular que caiu na água e o desespero bateu. A situação gera uma série de dúvidas sobre o que fazer no momento para tentar recuperar o aparelho sem maiores danos. Existe uma série de coisas na internet que são citadas como eficazes, mas será que realmente funcionam?
Colocar o celular dentro de um pote com arroz ou usar o secador de cabelo para remover a água são algumas das principais dicas, no entanto é preciso ter cuidado para não acabar danificando ainda mais o aparelho. De antemão já te adiantamos que molhar o smartphone pode não ser o fim do mundo, mas é claro que vai depender de cada caso.
Existem modelos que são mais resistentes contra a água e que os danos são menores, enquanto que modelo mais antigos podem sofrer danos irreversíveis. Em todo caso, se o seu celular caiu na água existem algumas recomendações que devem ser seguidas para tentar fazer com que ele funcione normalmente e seja minimamente afetado pela umidade.
O que deve-se fazer com o celular que caiu na água?
Se o celular caiu na água a primeira coisa a se fazer é desligá-lo, isso porque a água e a umidade podem corroer a placa-mãe do smartphone e ao desligar o aparelho evita-se danos mais graves, como um curto-circuito que pode decretar a perda total do smartphone. Em seguida, retire os chips (Cartão SIM), o cartão de memória (micro SD) e a bateria (se possível).
O próximo passo é secar o excesso de água com um papel toalha, uma toalha ou pano seco, não use tecidos que soltam fiapos. Seque toda a umidade da tela e dê leves batidas no celular com as entradas voltadas para baixo. Para secar as aberturas e entradas do celular, a Samsung recomenda o uso de cotonetes, com cuidado.
O próximo passo é secar a parte interna do aparelho, para isso posicione ele na frente do ventilador e em um local que seja arejado. Não dá para saber exatamente quanto tempo o smartphone leva para ficar completamente seco por dentro, em todo caso o indicado é tentar religá-lo após 5h, 12h ou 24h.
No caso do celular ter caído na água do mar ou outros líquidos terem entrado nele, que são ainda mais corrosivos, a Samsung indica que mergulhe o smartphone em um recipiente com água limpa por 3 minutos. Na sequência deve-se seguir os passos indicados acima.
Se ainda assim não funcionar, leve o aparelho até uma assistência técnica. Caso o smartphone tenha resistência IP68, você pode ficar mais tranquilo.
O que não fazer com o aparelho molhado?
Nunca utilize secador de cabelo, aspirador de pó e nem deixe o celular que caiu na água embaixo do sol para secar. O aquecimento em excesso pode prejudicar a bateria e acelerar a oxidação das peças, enquanto que o aspirador de pó pode estragar os botões devido a sua potência.
Outra coisa comum de ver na internet, mas que não deve-se fazer: jamais coloque o celular dentro de um pote com arroz. O arroz cru de fato ajuda a remover a umidade externa do celular, mas não faz efeito na parte interna. Além disso, você ainda corre o risco de pedaços de grãos entrarem no aparelho, gerando um problema ainda mais grave
Fonte: Pronatec
Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa
0 Comentários