Publicidade

INSS confirma aposentadoria com 55 anos? Quais os requisitos para receber? | Brazil News Informa

INSS confirma aposentadoria com 55 anos? Quais os requisitos para receber? | Brazil News Informa

A aposentadoria é um assunto que chama a atenção de muitos brasileiros, visto que esse é um momento muito aguardado por milhões de trabalhadores em todo o país. Desde a Reforma da Previdência, as regras para se aposentar tiveram alterações no país, e essas mudanças podem deixar muitos segurados do INSS ainda confusos.

Anteriormente, os homens podiam se aposentar com 55 anos e, as mulheres, com 60 anos. Agora, a idade mínima para as mulheres é de 62 anos e para os homens é de 65 anos. No entanto, é importante lembrarmos que existem as regras de transição, válidas para quem estava próximo de conseguir a aposentadoria.

Regras atuais para a aposentadoria do INSS

Antes de mais nada, vale a pena lembrar que há diferentes modalidades de aposentadorias, e cada uma possui as suas próprias regras. Dessa maneira, uma das possibilidades é a de se aposentar por idade com a pontuação mínima. Neste sentido, é necessário, para os homens, ter a idade mínima de 61 anos e, para as mulheres, ter a idade mínima de 56 anos.

No entanto, deve-se levar em consideração que é necessário possuir um tempo mínimo de contribuição que, no caso dos homens, deve ser equivalente ao mínimo de 35 anos e, no caso das mulheres, de 30 anos.

É possível se aposentar com 55 anos?

Como visto anteriormente, há outras modalidades de aposentadoria, sendo exemplos a por tempo de contribuição, a por invalidez, por especialidade e mais. No caso da aposentadoria especial, há chances de se aposentar com 55 anos de idade, no mínimo, e 15 anos de contribuição.

Na aposentadoria rural, a idade mínima para mulheres é de 55 anos, enquanto na aposentadoria da pessoa com deficiência, ela é de no mínimo 55 anos de idade, para mulheres, considerando 15 anos de contribuição para o INSS.

Pagamentos do 13º salário da autarquia

Os pagamentos do 13º salário do Instituto foram confirmados e as datas se dividem com base no último dígito do número de benefício.

1ª parcela


Até um salário mínimo:

  • 25 de agosto: final de NB 1 
  • 28 de agosto: final de NB 2
  • 29 de agosto: final de NB 3
  • 30 de agosto: final de NB 4
  • 31 de agosto: final de NB 5
  • 1º de setembro: final de NB 6
  • 4 de setembro: final de NB 7
  • 5 de setembro: final de NB 8
  • 6 de setembro: final de NB 9
  • 8 de setembro: final de NB 0
Mais do que um salário mínimo:
  • 1º de dezembro: Finais 1 e 6
  • 4 de dezembro: Finais 2 e 7 
  • 5 de dezembro: Finais 3 e 8 
  • 6 de dezembro: Finais 4 e 9 
  • 8 de dezembro: Finais 5 e 0 

2ª parcela


Até um salário mínimo:
  • 24 de novembro: final de NB 1
  • 27 de novembro: final de NB 2
  • 28 de novembro: final de NB 3
  • 29 de novembro: final de NB 4
  • 30 de novembro: final de NB 5
  • 1º de dezembro: final de NB 6
  • 4 de dezembro: final de NB 7
  • 5 de dezembro: final de NB 8
  • 6 de dezembro: final de NB 9
  • 7 de dezembro: final de NB 0
Mais do que um salário mínimo:
  • 1º de dezembro: Finais 1 e 6
  • 4 de dezembro: Finais 2 e 7 
  • 5 de dezembro: Finais 3 e 8 
  • 6 de dezembro: Finais 4 e 9 
  • 7 de dezembro: Finais 5 e 0 

Documentos necessários para conseguir se aposentar

Aposentar-se é algo com o qual muitos brasileiros sonham atualmente. Neste sentido, a aposentadoria não é uma só, existindo várias possibilidades, as quais contemplam diferentes situações. No entanto, para todas elas, é necessário que o segurado apresente uma série de documentos para conseguir que a sua solicitação para o INSS seja aprovada.

Dentre os documentos necessários que devem ser apresentados estão: o RG, o CPF, o Extrato Previdenciário do CNIS, as carteiras de trabalho, um comprovante de endereço que esteja atualizado, podendo ser conta de luz, água ou telefone, os carnês de contribuição no caso de contribuintes autônomos, o NIT e o PIS/Pasep.

Os documentos listados acima tratam-se da documentação básica, contudo, deve-se ressaltar que há outras documentações adicionais que podem ser solicitadas. Esse pode ser o caso se o segurado busca a aposentadoria rural, aposentadoria especial ou aposentadoria por invalidez, por exemplo.

Teto máximo do INSS

Os segurados que contribuem para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e que fazem a solicitação para receber a aposentadoria podem sonhar com o recebimento do teto máximo da autarquia. No entanto, é importante destacar que esse valor é pago apenas para uma parcela desse grupo.

Assim, um dos motivos que levam a isso é que não basta contribuir com a alíquota certa, mas também é preciso cumprir com outros requisitos. Justamente por ser pago somente para um número reduzido de pessoas é que muitos segurados podem não saber, exatamente, qual é o valor do teto.

Neste sentido, deve-se pontuar que o teto do INSS é definido pelo Governo Federal e é alterado todos os anos. Considerando a determinação válida para 2023, o teto é equivalente a R$ 7.507,49. Portanto, caso você esteja pensando em entrar com o pedido de aposentadoria ainda esse ano, esse é o limite que você poderá receber.

É possível receber duas aposentadorias do INSS?

Uma das maiores incertezas dos segurados do INSS está voltada para a possibilidade de receber duas aposentadorias. Antecipadamente, cabe ressaltar que existem alguns benefícios que estão, de fato, suscetíveis ao acúmulo, porém, a aposentadoria não é um deles. Isto é, não considerando as diferentes aposentadorias do INSS.

Melhor dizendo, os segurados podem receber a aposentadoria juntamente com outro benefício, como é o caso da pensão por morte, deixada por algum parente familiar próximo que era responsável pela renda e pelo sustento de determinadas pessoas.

Além disso, outra possibilidade de acúmulo é através dos dois regimes da aposentadoria. Nesse caso, é sim possível receber duas aposentadorias, onde uma é ofertada através da Previdência Social e outra através da Previdência Privada.

Resumidamente, todo trabalhador deve informar-se ao máximo possível quanto aos seus direitos, visando sempre acessar cada um deles.

Revisão de benefícios do INSS chegará ao fim?

Recentemente, os segurados do INSS foram surpreendidos com o anúncio da possibilidade de solicitação da Revisão da Vida Toda. De forma simples e breve, essa revisão tende a considerar todas as contribuições realizadas ao decorrer da vida do trabalhador à Previdência Social.

Os segurados que optarem pela Revisão da Vida Toda têm grandes chances de conseguir um aumento no valor do benefício, inclusive aqueles que começaram a contribuir antes do Real tornar-se a moeda oficial do Brasil, ou seja, há quase 20 anos.

Contudo, recentemente, o INSS envio um pedido ao STF que solicitava a suspensão da revisão. De acordo com o INSS, entre o período de 1999 e 2021, o INSS forneceu mais de 88 mil benefícios, logo, revisar todos eles seria de grande atraso para aqueles que estão na fila aguardando a aprovação.

Desse modo, caso o STF acate a solicitação do INSS, os benefícios já ofertados deverão deixar de poder contar com a revisão, deixando-a reservada somente para pagamentos “futuros”, por assim dizer.

INSS libera mais de R$ 70 mil para segurados

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social podem contar com uma alta quantia disposta em conta. Isto é, o INSS está liberando, gradativamente, uma série de depoósitos direcionados para milhões de cidadãos que fazem parte da folha de pagamento.

Para melhor entender, os saques em questão são provenientes dos atrasados do INSS. De forma mais clara, a justiça determinou que todo segurado que tenha entrado com uma ação contra o INSS e tiver obtido vitória poderá receber o equivalente a 60 salários mínimos.

De acordo com as informações propostas, no presente momento, os saques da vez estão destinados para os moradores do Mato Grosso do Sul. Para ter acesso à quantia, é necessário que o segurado solicite quem um advogado entre em contato com o TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região).

Apesar da quantia atual já ser um tanto quanto elevada, nem todos deverão receber de uma só vez. Assim, é de suma importância atentar-se às informações dispostas pelo próprio INSS.

Segurados são surpreendidos com nova notícia

Dentre os direitos reservados aos segurados do INSS, tem-se a possibilidade de contar com um crédito consignado. Esse crédito consignado visa fornecer diferentes quantias para os segurados interessados, onde o valor das parcelas é automaticamente descontado do benefício mensal dos indivíduos.

Recentemente, o consignado do INSS foi alvo de grandes mudanças e polêmicas. O ministro da Previdência Social estava em discussão com o governo e as instituições financeiras quanto uma possível redução na taxa de juros mensal do crédito.

Após a decisão final, portanto, ficou decidido que a nova taxa do consignado é de 1,97% ao mês. Além disso, uma outra novidade implica que o INSS seja totalmente transparente com o segurado na hora de fornecer o crédito, deixando todas as informações extremamente claras.

Isto é, o INSS deverá informar em seu portal inicial, bem como através do site, todas as informações e regras de concessão do crédito. De acordo com as informações propostas, o objetivo é fazer com que o segurado reflita se a contratação vale realmente a pena, evitando uma possível situação de endividamento.

Fonte: Pronatec

Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa

Postar um comentário

0 Comentários