Contagem regressiva: saiba quando o extrato do INSS com o 13º será liberado | Brazil News Informa
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) funciona em conjunto com o governo brasileiro, por meio do Ministério do Trabalho e Previdência, e se caracteriza enquanto uma autarquia. O órgão do governo possui a responsabilidade de receber as contribuições do INSS para que ocorra a manutenção do Regime Geral da Previdência Social.
A Previdência Social, por outro lado, realiza os pagamentos de uma série de benefícios que estão incluídos no núcleo das Atividades Exclusivas de Estado, como é o caso da pensão por morte, aposentadorias, auxílio-acidente, auxílio-reclusão, auxílio-doença e também o salário-maternidade.
Neste ano, o governo federal antecipou os pagamentos do 13º salário para os segurados do INSS. Portanto, confira a seguir o calendário de pagamento!
13º salário do INSS é pago em poucos dias
Em poucos dias, mais especificamente no dia 21 de maio, começa a consulta do 13º salário para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A partir desta data, os aposentados e pensionistas poderão ter acesso ao extrato de pagamento mensal referente à primeira parcela do abono, que pagará 50% do valor, sem levar em consideração os descontos que são previstos por lei.
De acordo com o informado pela autarquia, a consulta será liberada por meio do site (gov.br/inss) ou ainda através do aplicativo do Meu INSS, que se encontra disponível para iOS e Android. Vale ressaltar ainda que podem ter acesso ao pagamento da gratificação natalina as pessoas que tenham se aposentado por incapacidade temporária (antigamente chamado de auxílio-doença), pensão por morte, auxílio-acidente e auxílio-reclusão.
Para o auxílio-doença, o cálculo do benefício é feito de forma proporcional, levando em consideração o tempo que o segurado recebe o benefício. Além disso, as pessoas que recebem o BPC/Loas (Benefício de Prestação Continuada), concedido para os idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência que não tenham como se sustentar sozinhas. Isso porque o BPC consiste em um benefício assistencial e não previdenciário.
As pessoas que têm acesso a um salário mínimo por mês através do INSS vão poder ter acesso ao 13º salário a partir do dia 25 de maio e os pagamentos seguem sendo feitos até o dia 7 de junho. De acordo com o calendário divulgado pela autarquia, o pagamento será destinado a um grupo por dia. Os grupos são separados por meio do número dos cartĩoes de benefício, logo, os primeiros a receber são aqueles que tem o último dígito final 1.
Os segurados que recebem valores acima de um salário mínimo poderão ter acesso aos depósitos entre os dias 1º e 7 de junho.
Calendário do 13º salário do INSS
Para quem recebe um salário mínimo
1: 25 de maio;
2: 26 de maio;
3: 29 de maio;
5: 30 de maio;
6: 31 de maio;
7: 01 de junho;
8: 02 de junho;
9: 05 de junho;
0: 08 de maio.
Para quem recebe mais de um salário mínimo
1 e 6: 01 de junho;
2 e 7: 02 de junho;
3 e 8: 05 de junho;
4 e 9: 06 de junho;
5 e 0: 07 de junho.
Fonte: Pronatec
Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa
0 Comentários