Publicidade

CadÚnico: Veja como vai funcionar a nova REFORMA que poderá EXCLUIR cadastros | Brazil News Informa

CadÚnico: Veja como vai funcionar a nova REFORMA que poderá EXCLUIR cadastros | Brazil News Informa

As novas reformas do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal preocupam os brasileiros. Afinal, muitas entradas podem ser excluídas. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), muitas famílias podem ter seu cadastro cassado por não terem atualizado seus dados cadastrais. No entanto, a CGU (Controladoria Geral da União) anunciou que há mais um motivo para os cortes.

Por meio do cruzamento de dados, a CGU confirmou que cerca de 1 milhão de óbitos foram registrados no banco de dados. Por sua vez, o órgão apontou a necessidade de novas reformas no CadÚnico. Vale destacar que, no início deste ano, milhões de inscrições foram suspensas devido a fraudes. Agora, o governo federal segue o falecido, que ainda está no banco de dados do Governo.

CGU lança novas reformas para CadÚnico

Antes de tratar das novas reformas do CadÚnico, é importante explicar a importância do banco de dados. Para se inscrever em programas sociais, os brasileiros devem primeiro se inscrever em um único cadastro. O Bolsa Família é a vantagem mais conhecida. Mas existem outros programas para quem está cadastrado em bancos de dados do governo, como BPC, Vale gás, etc.

Como disse antes, a CGU está começando a reformar sua base de dados. Por meio do cruzamento de informações entre o Sistema Nacional de Informações Cadastrais e o Sistema de Óbitos (Sisobi), foi constatado que 1,2% (cerca de 1,2 milhão) dos cadastrados no CadÚnico morreram. Ainda assim, o cadastro segue ativo.

Portanto, a CGU exclui essas pessoas e inicia uma nova reforma do Cad Único. Vale lembrar que, no início deste ano, o MDS descartou cadastros irregulares de 1 milhão de brasileiros. Estima-se que muito mais incumbentes serão fechados este ano. Uma das principais coisas que podem levar alguém a desligar é a falta de atualização de seus dados cadastrais.

Normalmente, essa atualização ocorre a cada dois anos. No entanto, devido à pandemia, várias famílias deixaram de realizar o procedimento. Ao longo de 2023, o MDS irá notificá-lo para que você possa atualizar. Além disso, as famílias que moram sozinhas, ou aquelas que se cadastraram como empreendedores individuais e se inscreveram ainda em 2022, também devem atualizar seu banco de dados.

Afinal, quem pode se cadastrar em um único cadastro e como?

Apesar das novas reformas do CadÚnico, o governo federal publica o cadastro dos brasileiros. Para isso, é necessária uma renda mensal de até meio salário mínimo. Se sua família tem uma renda diferente, mas precisa se inscrever em um dos programas, você também pode se inscrever.

O cadastro no banco de dados é feito apenas diretamente. A família deve eleger um responsável legal. Por isso, ele deve comparecer ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).


Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa

Postar um comentário

0 Comentários