Publicidade

Brasileiros agora poderão realizar EXAMES médicos em FARMÁCIA; confira quais estarão disponíveis | Brazil News Informa

Brasileiros agora poderão realizar EXAMES médicos em FARMÁCIA; confira quais estarão disponíveis | Brazil News Informa

As farmácias brasileiras agora vão poder trazer mais exames para clientes. Isso porque a Anvisa aprovou uma norma que autoriza a realização de exames clínicos em consultórios e farmácias. No entanto, estes exames não substituem o diagnóstico convencional de laboratório e devem ser feitos somente em caráter de triagem nestes locais.

A medida entrará em vigor a partir de 1° de agosto deste ano e vai definir uma categorização nova dos serviços de saúde relacionados a exames com o caráter de análise clínica. Desse modo, veja a seguir na matéria os demais detalhes a respeito da resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Nova medida

Os exames de análise clínica são divididos em tipos de serviço, por exemplo: as farmácias e consultórios isolados pertencem ao serviço de tipo I, enquanto os postos de coleta são serviços de tipo II; e os serviços de tipo III são os laboratórios clínicos, de apoio e de anatomia patológica.

Esta nova medida já começa a vigorar no primeiro dia de agosto, e as farmácias não poderão realizar coleta de sangue venoso. Isto é, não poderão remetê-lo a laboratórios, por exemplo. A Anvisa ainda diz que a a discussão de permitir esta resolução ocorre desde 2019 em consultas ao público e audiências.

Lista de testes rápidos

Desse modo, vejamos abaixo uma lista de testes rápidos que os profissionais das farmácias poderão realizar:

Exame Beta-hCG; Exame de Dengue Antígeno NS1; Exame de Hemoglobina Glicada A1c; Exame PSA Teste Rápido; Teste Rápido Covid-19 Antígeno; Avaliação de Controle da Asma; Check-up Pós Covid Anticorpos Anti-Spike; Exame Ácido Úrico Teste Rápido; Exame de Chikungunya Teste Rápido; Exame de Colesterol Total; Exame de Dengue Anticorpos IgG IgM;

Ademais, as farmácias também vão oferecer os Exames de: Glicemia; Glicemia e Pressão Arterial; Hepatite C Teste Rápido e HIV Teste Rápido. Além disso, também proporcionarão Exames de: Hormônio Luteinizante; Lactato, Malária, Sífilis, Troponina Cardíaca, Ferritina, Mioglobina e Proteína C Reativa de Teste Rápido. Ainda há, também, os Exames de Toxoplasmose e de Vírus Sincicial Respiratório.

Por fim, há os exames de Rubéola, Streptococcus Grupo A e Grupo A Molecular, Vitamina D, VSR Molecular, Zika Vírus Anticorpos, Coração Check-up Completo, Medição da pressão arterial, glicemia e perfil lipídico, imunidade covid-19 anticorpos anti-spike e teste de intolerância alimentar.

Já os demais testes rápidos dizem respeito ao Adenovírus, Covid-19 Anticorpos, Covid-19 Antígeno + Anticorpos, Covid-19 Molecular e Alergia Alimentar. Além deles, também há os testes de Dímero-D, Dengue Antígeno e Anticorpos, Febre Amarela, Helicobacter Pylori, Influenza Molecular e de Tipo Sanguíneo.

Conclusão

Portanto, os brasileiros poderão contar com uma infinidade de exames de teste rápido que vão auxiliá-los principalmente se tiverem uma farmácia perto de suas casas. Assim, a Anvisa garantirá aos cidadãos o acesso rápido e prático a exames muito importantes para nossa saúde. No entanto, como dito anteriormente, é importante que as pessoas tenham em mente que os exames em questão não tomam o lugar de exames de laboratório.

Assim, agora cabe aguardar que a medida passe a vigorar de fato no primeiro dia do mês de agosto deste ano.

Fonte: Pronatec

Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa

Postar um comentário

0 Comentários